Fotografia: DR

Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim recuperam modelo com semana de celebrações

Investimento camarário superior a 160 mil euros.

Redação/Lusa
4 Mai 2022

As tradicionais festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim vão voltar a ter um programa com uma semana de celebrações, num modelo semelhante ao aplicado antes da pandemia, garantiu o presidente da Câmara.

Nesta retoma das mais emblemáticas festividades da cidade, depois de dois anos em que a data foi assinalada sobretudo pela via digital, está previsto o regresso às ruas das atividades lúdicas, culturais e religiosas, que terão um investimento camarário superior a 160 mil euros.

“Há um grande comprometimento das associações do concelho na realização das festas. Recuperamos o modelo tradicional, com uma semana, onde, além das celebrações na ‘noitada’ de 28 para 29 junho, teremos uma segunda noite de festa, na sexta-feira [01 de julho]”, disse Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

Este modelo com duas noites de festa, uma na data tradicional e uma outra criada no fim de semana seguinte, onde as celebrações se concentram nos tradicionais bairros da cidade, foi aplicado desde 2015 como forma de atrair mais gente à cidade.

“Será importante reforçar o cartaz para esta segunda noite e as nossas associações estão muito envolvidas nesse programa”, completou Aires Pereira.

O programa oficial das festividades de S. Pedro, que este ano assinalam o 60.º aniversário, só será divulgado a 31 de maio, mas o presidente da Câmara já divulgou alguns detalhes que estão a ser preparados com as associações representativas dos seis bairros da cidade.

“Uma das novidades será a apresentação do filme ‘S. Pedro em pandemia’ para nos lembrarmos como assinalamos a data nos últimos dois anos. Teremos também o regresso do espetáculo das rusgas ao estádio do Varzim com a presença do público”, revelou o autarca.

Além da atuação das rusgas dos seis bairros da cidade, também volta aos palcos o projeto Rusga da Póvoa, que conjuga elementos das mesmas seis associações, para reforçar o espírito de união e cooperação.

O programa vai ainda contemplar a tradicional procissão religiosa, na tarde de 29 junho, além do cortejo de S. Pedro, que deve ser agendado para o dia seguinte.

As festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim são uma das mais emblemáticas da região norte, e na tradicional ‘noitada’ de 28 para 29 de junho costumam atrair mais de 100 mil visitantes a esta cidade do litoral, com fortes raízes piscatórias.





Notícias relacionadas


Scroll Up