Fotografia: DR

Bombeiros Sapadores vão receber três novos equipamentos avaliados em 600 mil euros

Os investimentos foram anunciados durante a tomada de posse do novo comandante dos Sapadores de Braga, Nuno Osório

Carla Esteves
3 Mai 2022

Os Bombeiros Sapadores de Braga vão receber, nas próximas semanas, três novos equipamentos que representam um investimento total na ordem dos 600 mil euros. O anúncio foi efetuado hoje, pelo vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, durante a cerimónia de tomada de posse do novo comandante, Nuno Osório.

O vereador anunciou que, no seguimento do investimento que o Município de Braga tem efetuado para dotar a Companhia de mais e melhores meios, os Sapadores receberão, em breve, um novo veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), no valor de 300 mil euros;  uma viatura  elétrica destinada ao transporte de cadáveres, e uma auto-escada, em segunda-mão, apta mais ágil para atuar em ruas mais estreitas e em espaços mais reduzidos.

Altino Bessa  adiantou que só o valor do VUCI ronda os 300 mil euros, devendo a aquisição ser efetuada por meio de um leasing. No que respeita ao veículo de transporte de cadáveres, uma necessidade expressa da Companhia, já que o furgão adaptado utilizado para o efeito já tem mais de 20 anos, aguarda-se financiamento na ordem dos 17 mil euros.

«Será a primeira viatura a nível nacional de transporte de cadáveres 100% elétrica. Como é uma viatura que faz viagens dentro do próprio município, tem autonomia suficiente, é mais um investimento de quase 60 mil euros», esclareceu o vereador.

O investimento previsto estende-se aos recursos humanos, estando previsto o lançamento de uma  nova recruta entre o final do ano e o início de 2023.

Os investimentos foram anunciados durante a tomada de posse de Nuno Osório, que hoje assumiu as funções de comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga. Licenciado em Desporto e engenharia de Protecção Civil, Nuno Osório foi comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, passando agora a liderar os destinos da Companhia bracarense.

Durante a cerimónia de tomada de posse, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, desejou sucesso ao novo comandante e garantiu que o executivo vai continuar a trabalhar para criar condições para que o concelho e a Região, contem com um corpo de bombeiros altamente operacional, equipado e com capacidade de resposta.





Notícias relacionadas


Scroll Up