Fotografia: DM

Feira Franca de Amares abre espaço para exposição de vinho verde

Certame está de regresso no terceiro fim de semana de maio com programa «atrativo».

Jorge Oliveira
2 Mai 2022

A Feira Franca de Amares está de regresso ao centro da vila, de 20 a 22 de maio, com renovada aposta na exposição, divulgação e comercialização de produtos agrícolas locais.

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, o certame volta com uma novidade: uma feira de vinhos verdes exclusivos de produtores instalados no concelho.

O evento terá, pelo menos, 20 stands e dedicará espaço também ao artesanato,  disse hoje o presidente da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo, na apresentação da Feira Franca de 2022, no Largo Gualdim Pais.

Paulo Brito  adiantou ainda que nesta edição haverá mais espaço para a exposição de animais (aves, bovinos, etc.). Do programa destacou ainda as IV Jornadas dos Citrinos, no Auditório Conde Ferreira, no dia 21, que apontou como uma «mais valia» para os agricultores locais. 

A Feira Franca de Amares é organizada pelo Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo com o apoio da Câmara Municipal de Amares.

Depois de dois anos sem feira, os organizadores mostram-se empenhados em ajudar a divulgar os produtos locais, e no sentido de atrair mais gente a Amares contam com alguns artistas para animar o recinto da feita nos três dias, entre os quais Zé Amaro.

Ao programa foi ainda introduzido um fim de semana de equitação com provas e desfiles a realizar nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Complexo Desportivo de Amares.

«Este programa foi elaborado de forma a atrair pessoas ao concelho, pois precisamos de dinamizar a economia, alavancar o comércio local depois e dois anos de paragem», disse Paulo Brito.

O presidente da câmara de Amares espera a presença de muitos visitantes, nesta feira com um «carisma muito forte», onde os produtores locais têm oportunidade de mostrar o que de melhor produzem.

«Em 2020 e 2021, fruto da pandemia, estivemos parados. Estou convencido de que este ano, se não chover, vamos ter aqui uma enchente de povo. O que nós pretendemos é que o nosso concelho tenha dinamismo, tenha conhecimento e desenvolvimento e os nossos agricultores são peças fundamentais neste processo. Eles têm feito o que podem num contexto muito complicado», disse Manuel Moreira.

A prova de vinhos é já uma tradição na Feira Franca, mas este ano o certame reserva um espaço exclusivo para a exposição de vinhos verdes. 

«Será a primeira vez neste formato», disse o presidente da Junta de Amares e Figueiredo, adiantando que estão confirmados sete stands, representativos da maior parte das adegas do concelho.

Segundo a vice-presidente da Câmara, o programa desta edição pós-pandemia é «arrojado e muito atrativo», tendo sido pensado para todas as idades e gostos.

«O que se pretende é que as ruas de Amares sejam inundadas, não só por amarenses, mas também por visitantes de outras localidades», disse Cidália Abreu.

A Feira Franca e Feira de Vinhos Verde de Amares abre às 14h30 do dia 20 de maio (sexta-feira). Nesse dia haverá um concurso de produtos locais (laranja, vinho, broa e mel) e um concurso de derivados de laranja, na Biblioteca Municipal. À noite realiza-se um espetáculo de stand up comedy, às 23h00, com Miguel 7 Estacas e Joel Ricardo Santos, antecedido da atuação do grupo musical Verde Canto. A animação continua pela noite com o DJ Mouse.

O sábado inicia-se, pelas 10h00, com a Feirinha das Crianças e uma corrida de galgos. De tarde realiza-se a IV Jornada dos Citrinos, a fase final da corrida de galgos, uma roda de concertinas e um momento de histórias com música com a presença de crianças.

À noite atuam o amarense Daniel Fernandes (finalista do concurso The Voice) e Zé Amaro, terminando o dia com animação pelo DJ Miguel Antunes.

No domingo, o programa começa com um passeio de BTT pela Rota da Laranja, enquanto no espaço da feira realiza-se o concurso de animais. De tarde haverá uma corrida de cavalos, um espectáculo de folclore e uma concentração de motards, no Largo Gualdim Pais. 

A partir das 17h00 terá lugar um espetáculo de cantares ao desafio com Naty Vieira, Malheiro e Zé de Braga, que marcará o encerramento da Feira Franca de 2022.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up