twitter

Austríaco Karl Schagerl traz à Rampa da Falperra VW Golf Rallye com 700 cv de potência

Austríaco Karl Schagerl traz à Rampa da Falperra VW Golf Rallye com 700 cv de potência
Fotografia

Publicado em 28 de abril de 2022, às 16:58

Máquina promete ser a grande atração da 41.ª edição da mítica prova bracarense.

O piloto austríaco Karl Schagerl vai fazer este ano a sua estreia na Rampa da Falperra e promete ser a grande atração da 41.ª edição desta conceituada prova bracarense, juntamente com o seu pontentíssimo VW Golf Rallye, que debita 700 cv de potência. Karl Schagerl decidiu este ano dedicar-se ao Europeu de Montanha e é um dos fortes candidatos ao título na Categoria 1, onde já impôs a sua força na prova inagural, em Col. St. Pierre, em França, onde não deu a mínima hipótese à concorrência e venceu a respetiva categoria. O carro, com 950 kg de peso e um motor 2.0 turbo e uma potência de 700 cv , tem também um impressionante binário de 920 Nm, promete fazer as delícias dos adeptos do desporto automóvel que se vão deslocar à Falperra nos dias 7 e 8 de maio. Esta potente viatura faz lembrar o BMW 134 Judd do malogrado Georg Plasa, que passou pela Falperra em 2010 e 2011 e viria a falecer num acidente numa prova em Itália, em julho de 2011, cujas passagens por Braga são ainda lembradas pelos aficionados do deporto motorizado. Merli é o grande favorito ao triunfo e Faggioli a ausência de vulto O italiano Christian Merli (Osella FA 30) é o grande candidato à vitória na geral, mas este ano não terá a forte concorrência do seu compatriota Simone Faggioli, que este ano centrou as suas atenções unicamente no Campeonato Italiano de Montanha e será ausência de vulto na Rampa da Falperra 2022. Na primeira prova deste Europeu de Montanha, disputada em França, Merli venceu em Col St. Pierre com sete segundos de vantagem sobre Billy Ritchen (Nova NP 01), bem ilustrativo sobre o andamento do italiano Merli detém o recorde absoluto da Rampa da Falperra, estabelecido em 2019, com a incrível marca de 1:46.944 minutos, a uma velocidade média de 175.04 km/h. Em Outubro passado, o piloto transalpino voltou a fazer das suas na Rampa da Falperra com um triunfo no Masters 2021. O francês Sebastien Petit é outro dos nomes fortes que já confirmou a sua participação. Bracarense José Correia lidera lista de bracarenses de vulto

No que diz respeito à participação portuguesa, o bracarense José Correia (Norma M20 FC), vencedor das duas últimas provas do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, é um dos nomes de destaque numa vasta lista de pilotos de grande valor que vão voltar a subir a Falperra.

Joaquim Teixeira (Seat Cupra), Manuel Sousa (Seat Leon TCR), Patrick Cunha (Audi R8 5.2), Vítor Pascoal (Porsche 911 GT3 Cup), Pedro Marques (Porsche 911 GT3 Cup), Paulo Silva (Audi RS3 LMS TCR) e Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4), são outros dos nomes já confirmados pela organizção.

HORÁRIO DA ALTICE 41ª RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA Sábado (7 maio) 09h00 – Treino Oficial 1 13h00 – Treino Oficial 2 16h15 – Treino Oficial 3 Domingo (8 maio) 08h00 – Subida da Prova 1 10h35 – Subida de Prova 2 14h15 – Subida de Prova 3 A cerimónia de distribuição de prémios ocorrerá no Sameiro uma hora depois do final da última subida de prova.
Autor: Luís Filipe Silva