Fotografia: DR

Sinfonietta de Braga realiza concerto de Sábado de Pascoela

Espetáculo decorre na Igreja do Seminário de S. pedro e S. Paulo

Redação
22 Abr 2022

A Sinfonietta de Braga apresenta amanhã, na Igreja do Seminário de S. Pedro e S. Paulo, o concerto de Sábado de Pascoela, que se realizará às 21h30, inserido no programa da Semana Santa de Braga.

 Cinco anos depois de introduzir uma contraposição à tradição bracarense das Solenidades de Quaresma e Semana Santa com um luminoso concerto pascal, a Sinfonietta de Braga regressa ao Concerto de Pascoela com a evocação de uma outra tradição bracarense. Sob a direção da violinista Matilde Loureiro, o concerto Mater Misericordiae estabelece uma ponte entre o mistério da Divina Misericórdia e a Festa da Senhora da Alegria. 

O programa inclui o Primeiro Concerto para violino de F. J. Haydn, duas árias da Matthäuspassion de J. S. Bach alusivas ao perdão e, finalmente, o motete Salve Regina de Domenico Scarlatti (composto em Madrid para o célebre cantor Farinelli) interpretado pela mezzo-soprano barcelense Helena Ressurreição.

Matilde Loureiro foi aluna de Luís Cunha na Escola de Música do Conservatório Nacional e de Ilya Grubert no Conservatorium Van Amesterdam, de onde se diplomou, com distinção, em 2016. Frequentou os International Music Seminars em Prussia Cove na classe de violino de Gerhard Schulz e música de câmara de Rita Wagner e Ferenc Rados.

Natural de Barcelos e radicada em Barcelona desde 2013, Helena Ressurreição estudou com Marisa Roca, Teresa Berganza, Dolora Zajick ou Grace Bumbry e, especialmente, Francisco Lázaro e Raúl Giménez. Em 2017 venceu o concurso Juventudes Musicales de España e ingressa na classe de Francisco Poyato da Escola Superior de Música de Catalunya, onde obteve o mestrado em música: Estudis Avançats en Lied “Victoria de los Ángeles”.





Notícias relacionadas


Scroll Up