Fotografia: Miguel Viegas

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com quase 400 eventos

“Património e Clima” é o tema deste ano.

Redação/Lusa
18 Abr 2022

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é hoje assinalado com 389 iniciativas em todo o país, de concertos a visitas e tertúlias, sob o tema “Património e Clima”.

O tema “Património e Clima” foi proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e, segundo divulgação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), tem «a finalidade de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça».

O relatório anual do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas considera que «as emissões de gases com efeito de estufa estão no nível mais alto de sempre. A permanecer inalteradas, colocam o planeta na rota de um aquecimento global catastrófico e de uma sequência de alterações climáticas extremas, com impactos severos sobre as pessoas e os ecossistemas».

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assim assinalado em praticamente todos os concelhos portugueses. Pode pesquisar as atividades aqui.





Notícias relacionadas


Scroll Up