Fotografia: DM

Arcebispo de Braga convida a pensar nos que fogem da guerra e da fome

D. José Cordeiro presidiu pela primeira vez à Vigília Pascal na Sé de Braga.

Jorge Oliveira
17 Abr 2022

A Sé de Braga esteve repleta esta noite para a celebração da Vigília Pascal, momento em que a Igreja proclama com júbilo a ressurreição de Jesus Cristo. 

D. José Cordeiro, que presidiu pela primeira vez a este momento principal do ano litúrgico enquanto Arcebispo Primaz de Braga,  convidou os cristãos a viverem a Páscoa na sua totalidade, reconhecendo em Cristo as pessoas que sofrem, que são perseguidas, que fogem da guerra e da fome.

Centrando-se no significado profundo da Páscoa, desafiou os fiéis a reconhecer Jesus «fora da Catedral e das igrejas e capelas» e a viverem a «vida em Cristo para além das celebrações litúrgicas, das devoções, das procissões, do folar, das amêndoas ou outros doces e do compasso ou visita pascal».

 Na noite em que a Igreja assinalou a passagem das trevas para a luz, explicou que celebrar a Páscoa é também reconhecer em Cristo «os irmãos e irmãs que sofrem, que são perseguidos, que têm de fugir à guerra e à fome, que estão doentes, que estão presos, que vivem sós, que são idosos, que são migrantes, que são marginalizados, que passam necessidades corporais e espirituais».

Nesta Vigília Pascal foram admitidos na Igreja Católica dois candidatos adultos, Natália e Josuel. Além do Sacramento do Baptismo, este dois novos fiéis receberam o Sacramento da Confirmação na fé cristã.  Josuel é bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, sendo padrinho o capitãom Ferreira, presidente da corporação.

Estes dois sacramentos, ligados entre si, são as «etapas necessárias através das quais deve passar quem quer entrar na Igreja para nela prestar culto a Deus em Espírito e verdade», disse D. José Cordeiro na homilia, acrescentando que ao longo da vila «é preciso acender muitas vezes a vela que nos foi dada no Batismo».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up