Vídeo: Nuno Cerqueira

“O Elevador do Bom Jesus e o advento dos Caminhos de Ferro” foi motivo para ontem subir ao Bom Jesus do Monte, nomeadamente ao Centro de Memórias daquela estância religiosa e turística, para ouvir as teorias do professor José Carlos Peixoto.

Nuno Cerqueira
8 Abril 2022

Conferência no Bom Jesus revelou detalhes da visão “inovadora” do fundador do elevador, Manuel Joaquim Gomes.

A celebrar 140 anos de idade da data de inauguração do elevador, o professor José Carlos Peixoto revelou detalhes da vida do fundador do famosos ascensor.

Este estudioso dos lugares, cantos e encantos do Bom Jesus do Monte, autor de livros como “Ascensor do Bom Jesus”, “Festim dos Sentidos” e “Bom Jesus do Monte”, deu nota que Manuel Joaquim Gomes aproveitou as oportunidades que o comboio trouxe à cidade de Braga para dar uma nova dinâmica económica à região.

«Isso só foi conseguido com as oportunidades que trouxe o comboio, e depois com o Americano puxado por cavalos e a criação do elevador do Bom Jesus do Monte», destacou José Carlos Peixoto, que considerou que Manuel Joaquim Gomes conseguiu antecipar o futuro.

«Ele até já tinha criado um bilhete intermodal que começava no Porto, ligava ao Bom Jesus e até paquetes tinha para fazer o transporte de malas aos hotéis do Bom Jesus», revelou o conferencista, dando nota que o fundador do elevador foi influenciado pelos parentes da mulher, nomeadamente pai e irmãos.

 


Outros Vídeos

Scroll Up