Fotografia: Arquivo DM

Arcebispo Primaz preside esta tarde à procissão do Senhor dos Passos em Guimarães

D. José Cordeiro vai protagonizar o “Sermão do Encontro” no Largo da Misericórdia

Joaquim Martins Fernandes
3 Abr 2022

O Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, preside esta tarde, a partir das 17h00, à Procissão do Senhor Passos, no Arciprestado de Guimarães.

A manifestação pública de fé inscreve-se no âmbito das celebrações quaresmais promovidas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

O momento alto da procissão vai ocorrer no Largo da Misericíordia, onde tem lugar o Sermão do Encontro, que será proferido pelo Arcebispo de Braga.

A Procissão do Senhor dos Passos é icónica no panorama nacional. Foi no ano de 1598 que a Irmandade deliberou fazer sempre sair, no domingo de Lázaro, uma procissão em honra dos passos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, «muito solenemente ordenada por ser coisa muito santa, indo um andor de um Cristo com a Cruz às costas e outro de Nossa Senhora».

Desde então raros foram os anos que as condições climatéricas não permitiram fazer sair a Procissão, que retrata o encontro de Cristo com Sua Mãe no caminho para o Calvário, mote para o «Sermão do Encontro».

Pela sua relevância, para além dos milhares de fiéis nas ruas, integram-se na Procissão as mais altas autoridades, instituições e personalidades de Guimarães.

A procissão sai da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, avança para o Largo República do Brasil, segue pela Alameda (lado Norte), Toural (lado Nascente), Sobe à Portas da Vila, Largo da Misericórdia (aqui se realiza o Sermão do Encontro junto à Igreja da Misericórdia), prosseguindo depois pela Rua da Rainha, Senhora da Guia e Largo da República do Brasil, regressando à Igreja dos Santos Passos.

 

 





Notícias relacionadas


Scroll Up