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Linha de Apoio Psicológico atendeu mais de 148 mil chamadas em dois anos

Linha de Apoio Psicológico atendeu mais de 148 mil chamadas em dois anos
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Publicado em 01 de abril de 2022, às 23:20

A LAP foi lançada no dia 01 de abril de 2020, através de uma parceria entre os SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, com vista a dar “uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia”.

Mais de 148 mil pessoas, entre os quais 9.500 profissionais de saúde, receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, criada há dois anos em plena pandemia de covid-19, segundo dados avançados hoje à Lusa. “As chamadas recebidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS24 estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A LAP foi lançada no dia 01 de abril de 2020, através de uma parceria entre os SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, com vista a dar “uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia”. Durante este período, os psicólogos que prestam serviço na LAP atenderam mais de 9.500 profissionais de saúde e mais de 138 mil outros utentes. “Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”, explicam os SPMS. O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresentem outro tipo de sintomatologia.
Autor: Redação / Lusa