twitter

Bombeiros Voluntários passam a usufruir de desconto no passe dos TUB

Bombeiros Voluntários passam a usufruir de desconto no passe dos TUB
Fotografia

Publicado em 31 de março de 2022, às 16:13

Protocolo foi firmado esta manhã.

Os elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Braga vão passar a usufruir de desconto de cerca de 70% na aquisição de títulos de transporte da empresa municipal dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). A equiparação dos Bombeiros Voluntários aos funcionários municipais foi formalizada esta Quinta-feira, 31 de março, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre os TUB e aquela Associação Humanitária.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, esta colaboração constitui o “reconhecimento da entrega e abnegação dos bombeiros voluntários em prol da comunidade”. “Este protocolo formaliza a relação que já existe entre os Bombeiros Voluntários e os TUB a diversos níveis, sendo que hoje se junta uma dimensão mais institucional e fundamental para o incentivo ao voluntariado e à adesão aos bombeiros”, referiu Ricardo Rio, na cerimónia que contou ainda com a presença dos vereadores Olga Pereira e Altino Bessa, para além do presidente da Direção da Associação Humanitária dos BVB, entre outros elementos da corporação.

Ainda no âmbito do protocolo firmado, os Bombeiros Voluntários de Braga terão a possibilidade de participar em ações de formação, ministradas no Parque de Materiais e Oficinas dos TUB, no âmbito das viaturas elétricas e a gás, no sentido de serem abordados os cuidados a ter numa situação de intervenção. Por outro lado, a corporação irá disponibilizar recursos humanos para formação no âmbito de meios de primeira intervenção e combate a incêndios, assim como no apoio à realização de simulacros.

Por seu turno, os TUB irão oferecer serviços de transporte aos bombeiros no âmbito da sua formação externa e de outras iniciativas realizadas pela corporação; disponibilizar estágios para elementos do corpo de bombeiros com qualificações no ensino profissional ou superior, em áreas que se possam adequar à organização.


Autor: