Vídeo: Miguel Viegas

Produtor de Melgaço diversifica áreas de atividade para valorizar o território

Luísa Teresa Ribeiro
30 Março 2022

O Soalheiro celebrou 40 anos de atividade no dia 20 de março, assinalando de forma festiva a data inscrita pela família na primeira garrafa deste produtor de vinho de Melgaço.

Com os 40 colaboradores reunidos à mesa, a família festejou de olhos postos em criar condições que assegurem o futuro da empresa nas próximas quatro décadas, como afirmou o gestor e enólogo António Luís Cerdeira.

A primeira marca de Alvarinho de Melgaço remonta a 20 de março de 1982, quando o mentor do Soalheiro, João António Cerdeira, assinou a primeira garrafa, em conjunto com a família.

Tudo aconteceu na garagem, na freguesia de Alvaredo, após o carro Ford Escort vermelho ter sido “despejado” para dar lugar a pipas.

É neste local que em breve vai abrir a “Sala Origem”, integrada na nova etapa de enoturismo do Soalheiro, área que já emprega sete pessoas.

Paralelamente, com certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação desde 2019, o Soalheiro continua a trabalhar com parceiros para que da “Cave da Inovação” saia o conhecimento que ajude a moldar os vinhos do futuro.

Em parceria com a Tentix, foi desenvolvido um tecido alternativo ao couro, feito a partir dos resíduos de uvas da vindima.

Na calha está o investimento de cerca de um milhão de euros na construção de um hotel rural com dez quartos, que deverá estar a funcionar no final de 2023. A empresa já possui o alojamento local Casa das Infusões, desde agosto de 2020.

A firma produz anualmente cerca de 1 milhão de garrafas, com uma faturação em 2021 na ordem dos 5,8 milhões de euros. Com 14 referências, exporta para 40 países. Para além da produção própria, conta com um clube composto por 150 produtores.

O percurso de 40 anos de atividade foi assinalado com o lançamento de um conjunto de quatro vinhos, convidando à reunião à volta da mesa para convívio e descoberta. Com uma edição limitada de 600 caixas, as garrafas recriam o rótulo original da primeira marca de Alvarinho de Melgaço.

Neste âmbito, também foi lançada a “Tisana das Nossas Vinhas”. Evocando o ano da marcação da primeira garrafa da empresa, esta é uma edição limitada de 1982 tisanas.

 

 


Outros Vídeos

Scroll Up