Fotografia: Avelino Lima

Livro de Pedro Seromenho desvenda lendas tendo o Rio Cávado como fio condutor

“Seis Lendas Com Legendas” vai ser distribuído por crianças dos concelhos da CIM Cávado.

Rita Cunha
30 Mar 2022

Uma viagem sobre a história de um rio onde navega um barquinho cheio de poesia e uma ninfa-menina vestida de alegria, através de lendas de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, tendo o Rio Cávado como fio condutor. Esta é a proposta do mais recente livro da autoria de Pedro Seromenho e que conta com ilustrações de Catarina Bico, Catpivara, Gabriela Araújo, Mariana Gusmão, Sara Lou e Soraia Oliveira.

“Seis Lendas Com Legendas” resulta de um desafio lançado pela Paleta de Ideias à CIM Cávado. Segundo explicou o autor, o projeto estava já «em andamento» no âmbito da iniciativa “Cultura para todos”, mas faltava um objeto, neste caso um livro, «algo que ficasse», disse, vincando o facto de ser inclusivo já que possui ainda um audiolivro e um mapa ilustrado.

O livro «pega na forma do Rio Cávado e dos seis concelhos» que atravessa e, em cada um, conta uma lenda. No caso de Braga, por exemplo, foi selecionada a história do Rei David.

«Achei muito interessante descobrir um universo lendário dos vários concelhos e tentei criar um fio condutor através do rio que conta a viagem através de uma ninfa que nele navega. Depois introduzi alguma poesia que tinha sobre o rio e o mar. Acho que está uma história muito bonita e, sobretudo, é um objeto que ficou muito giro e com ilustrações fantásticas», realçou Pedro Seromenho, ontem, à margem de uma conversa com crianças das escolas de S. Lázaro e da Sé, que se realizou na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.





Notícias relacionadas


Scroll Up