Fotografia: Avelino Lima

Imagem de marca dos 25 anos do CIAB é ser «um verdadeiro serviço público»

Arranque das comemorações decorreu na sede da AEB

Carla Esteves
30 Mar 2022

O presidente da Câmara Municipal de Braga afirmou, hoje, que a imagem de marca dos 25 anos de  existência do CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo do Vale do Cávado é «ser um verdadeiro serviço público». Ricardo Rio falava durante a sessão comemorativa que marcou o arranque das comemorações dos 25 anos da instituição, e que reuniu no Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga os órgãos sociais para a aprovação do relatório de actividades e ratificação da adesão do IPCA como entidade associada deste Tribunal Arbitral de Consumo. 

As comemorações arrancaram com as intervenções das entidades que celebraram o protocolo inicial de criação do CIAB em 15 de março de 1997, designadamente a Câmara Municipal de Braga, a Associação Empresarial de Braga (AEB) e a Direção-Geral do Consumidor.

Perante uma sala cheia, Ricardo Rio afirmou que o CIAB desenvolveu um serviço público de excelência ao longo destes 25 anos, sendo esta, de resto, a sua imagem de marca.

Rio elogiou o percurso e os resultados do CIAB e destacou o trabalho de todos os colaboradores, particularmente do director executivo do CIAB, Fernando Viana, «pela quantidade e qualidade dos resultados atingidos».

Também o vice-presidente da AEB, Daniel Vilaça realçou os 25 anos trabalho do CIAB «ao serviço dos operadores económicos, dos consumidores e da região, enaltecendo o «trabalho persistente e meritório na informação, mediação e arbitragem de conflitos de consumo».

Afirmando que a AEB se orgulha de estar nas génese da constituição deste Centro e Tribunal Arbitral de consumo e dos primeiros passos da instituição «terem sido dados nesta casa de empresários», Daniel Vilaça reafirmou que o sucesso desta parecria público-privada e o serviço de excelência prestado pelo CIAB.

A sessão comemorativa contou ainda com as intervenções das Entidades Reguladoras de Serviços Públicos Essenciais (AMT, ANACOM, ERSAR e ERSE), seguindo-se a conferência “A Rede de Arbitragem de Consumo e o CIAB”, por Ana Margarida Ferreira da Silva, antiga presidente da Administração do CIAB. A terminar a sessão, teve lugar a apresentação de um vídeo com a história deste Tribunal Arbitral de Consumo e a intervenção de Mário Constantino, Autarca de Barcelos e presidente da administração do CIAB.

As comemorações dos 25 anos do CIAB vão prosseguir ao longo do ano, com um vasto programa.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up