Fotografia: DR

Grupo Dr. Gonçalo Sampaio homenageia Manuel Sá Fernandes

Sessão decorre na próxima sexta-feira à noite.

Rita Cunha
29 Mar 2022

O Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio organiza na próxima sexta-feira, dia 1 de abril, uma Mesa Redonda sobre os seus 85 anos de história, e que reflete uma homenagem a Manuel António de Sá Fernandes, falecido em 2012.

Foi em 2021 que o Grupo celebou os seus 85 anos de história. A sua atividade, com poucas interrupções, tem sido pautada pela divulgação do folclore do Baixo-Minho através das recolhas musicais do Dr. Gonçalo Sampaio, reunidas no livro “Cancioneiro Minhoto”, que teve a sua primeira edição em 1940, das recolhas de danças, trajes e quadros regionais do professor Mota Leite, publicados pelo grupo em 1986, por ocasião do 50.º aniversário, com o título “Danças Regionais do Minho”, após organização de Manuel António de Sá Fernandes.

«São estes três nomes que marcam a história do grupo, constituindo um importante património do passado, presente e futuro», releva o Grupo, realçando que esta mesa-redonda «pretende ser um espaço de diálogo que visa falar das memórias e histórias de 85 anos de atividade, ao mesmo tempo que presta a sua homenagem ao Dr. Manuel António de Sá Fernandes, que tanto contribuiu para a divulgação do grupo, da sua história e do seu património, enquanto membro e dirigente do grupo, até à data da sua morte».

A Mesa Redonda decorre no Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, na Rua do Raio, n.º 2, das 21h00 às 23h00. Na sessão participam Pedro Moreira, Inácio Ferreira (presidente do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio), Manuela Sá Fernandes, Fernando Pinheiro, Rosário Pestana, Jorge Mota Leite, Ana Ferreira (Município de Braga), um representante da União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto e António Faria (Federação do Folclore Português).

 





Notícias relacionadas


Scroll Up