Fotografia: DR

Mais seis federações assumem interesse em organizar Euro-2028

O processo de candidaturas deve ser lançado no segundo trimestre de 2022 e a escolha dos anfitriões deve ocorrer no 74.º congresso da FIFA, em 2024.

Redação / Lusa
23 Mar 2022

As federações de futebol da Inglaterra, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia e País de Gales mostraram hoje interesse formal junto da UEFA em organizar a fase final do Campeonato da Europa de 2028.

Em comunicado conjunto, os responsáveis por aqueles organismos desportivos assumiram a entrega de documentação para o efeito, após levarem a cabo estudos sobre a viabilidade do projeto, suas reais possibilidades de sucesso e benefícios locais.

“O Reino Unido e a Irlanda vão oferecer um torneio sem igual, numa perspetiva técnica – com estádios modernos e bem servidos e excelentes infraestruturas -, algo que faz desta parceria a ideal para o Euro2028”, lê-se no texto, segundo o qual os respetivos governos também apoiaram a iniciativa.

Estas cinco federações tinham desistido da candidatura a acolher o Mundial de 2030 para se concentrarem neste plano de organizar o evento continental.

A candidatura conjunta de Portugal e Espanha é uma das concorrentes ao Mundial de 2030.

Também já manifestaram intenção de receber aquela que será 24.ª edição do Campeonato do Mundo Marrocos, o projeto conjunto de Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile e ainda o de Roménia, Grécia, Bulgária e Sérvia.

O processo de candidaturas deve ser lançado no segundo trimestre de 2022 e a escolha dos anfitriões deve ocorrer no 74.º congresso da FIFA, em 2024.

Também hoje, a Rússia declarou hoje interesse em organizar o Campeonato da Europa de futebol em 2028 ou 2032, numa altura em que os clubes russos e as seleções estão afastadas das competições devido à ofensiva militar na Ucrânia.

O comité executivo da federação russa de futebol decidiu “apoiar a decisão de declarar interesse” na organização dos torneios de 2028 ou 2032, anunciou o organismo, que não adiantou quando a proposta será formalizada, nem se tem preferência por alguma das edições do europeu.

“Vamos apresentar uma proposta para acolher os Campeonatos da Europa de 2028 ou 2032″, disse Sergei Anokhin, membro da direção da federação russa, em declarações à ‘Match TV’.





Notícias relacionadas


Scroll Up