twitter

Comissão dos Vinhos Verdes reforça seguro de colheitas para abranger incêndios

Comissão dos Vinhos Verdes reforça seguro de colheitas para abranger incêndios
Fotografia

Publicado em 18 de março de 2022, às 11:44

Seguro cobre a atividade de cerca de 15 mil viticultores.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) reforçou o seguro coletivo de colheitas, passando agora a abranger o risco de incêndio nas vinhas e garantindo indemnizações.

"A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de reforçar o seguro colectivo de colheitas, que passa agora a cobrir o risco de incêndio na vinha, assegurando uma indemnização ao viticultor pela perda da produção do ano e dos dois anos seguintes", pode ler-se num comunicado de imprensa enviado pela CVRVV.

De acordo com a entidade liderada por Manuel Pinheiro, além dessa garantia, "a replantação das videiras, o arame e os postes de sustentação são igualmente contabilizados no apoio previsto".

O seguro, que cobre a atividade de cerca de 15 mil viticultores, já garantia "30 cêntimos por cada quilo de uva perdido em caso de queda de raio, escaldão, geada, granizo, queda de neve, tornado e tromba de água".

"A apólice tem contemplado um alargamento de coberturas a cada ano, com a inclusão da insolação e do desavinho nos dois últimos anos, passando agora a incluir também o risco de incêndio", salienta a CVRVV.

A entidade refere adicionalmente que "financia a apólice base a todos os viticultores da região, garantindo uma indemnização de 30 cêntimos por kg [quilograma] de uva, permitindo ainda que cada produtor possa valorizar as suas uvas subscrevendo adicionais até 08 de abril, que podem garantir até um euro por kg".

O seguro de colheitas foi inicialmente contratado em 1997, e de acordo com a CVRVV, é "o maior seguro agrícola do país".

Para o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, "o facto de 2022 estar a ser fortemente marcado pela seca em Portugal" levou a comissão a antecipar "que o risco de incêndio possa ser maior".

"A cada ano, verificamos que as alterações climáticas levantam novas preocupações aos agricultores, que tentamos acompanhar com uma cobertura cada vez mais ampla e que garanta que a ausência de produção pode ser compensada com indemnizações que viabilizam a actividade do viticultor", refere o responsável, citado no comunicado.

Com a maior abrangência do seguro, que passa agora a incluir os incêndios, "a região fica, assim, mais preparada para enfrentar esses riscos", considera.


Autor: Redação/Lusa