Fotografia: DR

Xabier Azparren vence segunda etapa da Volta ao Alentejo

Primeiro triunfo do espanhol como profissional.

Redação/Lusa
17 Mar 2022

A palavra de Tiago Machado valeu hoje a primeira vitória como profissional a Xabier Azparren, o basco da Euskaltel-Euskadi que fugiu para a camisola amarela da Volta ao Alentejo em bicicleta, na segunda etapa da 39.ª edição.

O veterano português da Rádio Popular-Paredes-Boavista, de 36 anos, e o jovem de 23 anos aliaram-se a 20 quilómetros do final, resistiram à perseguição do pelotão e cortaram a meta em Portel sete segundos antes dos perseguidores, após 4:29.23 horas a pedalar, com Machado a ‘oferecer’ o triunfo e a liderança da geral ao ‘miúdo’ de San Sebastián.

«O Machado disse-me que se eu puxasse até à meta, ele não se iria fazer ao ‘sprint’. Foi um senhor, um homem de palavra e agradeço-lhe muitíssimo», revelou aos jornalistas o ciclista da Euskaltel-Euskadi, ainda eufórico por celebrar a sua primeira vitória como profissional.

Campeão espanhol de contrarrelógio nas categorias de sub-23 (2019) e júnior (2016), Azparren ‘sprintou’ também para a amarela da ‘Alentejana’, que ‘roubou’ ao venezuelano Orluis Aular (Caja Rural), agora vice-líder da geral, a três segundos do basco.

Machado é terceiro da geral, a seis segundos, com Iúri Leitão (Caja Rural) na quarta posição, já a 13 segundos.

Na sexta-feira, Xabier Azparren iniciará a defesa da amarela nos 176,6 quilómetros entre Elvas e Ponte de Sor, numa jornada em que, presumivelmente, se assistirá a nova luta pelas bonificações distribuídas nas metas volantes e na meta.





Notícias relacionadas


Scroll Up