Fotografia:

Preço dos combustíveis ultrapassa fasquia dos dois euros

Gasolina aumentou nove cêntimos e gasóleo 13 cêntimos

Redaçâo/Lusa
14 Mar 2022

O preço dos combustíveis esta segunda-feira atingiu números históricos ultrapassando a fasquia dos dois euros, tanto na gasolina como no gasóleo.

Numa ronda pelas postos de venda de combustíveis da cidade de Braga foi possível confirmar que a atualização dos preços levou a valores históricos que não foram ainda maiores por causa das medidas que o Governo adotou na passada sexta-feira.

Considerando a evolução nos mercados das cotações dos produtos petrolíferos e dos produtos refinados, o Governo assumiu que o preço de venda ao público do litro de gasóleo aumentaria em 16 cêntimos e o da gasolina em 11 cêntimos. E, perante este pressuposto, foi feita a estimativa de acréscimo da receita do IVA devido ao novo agravamento dos preços dos combustíveis e definida a redução, em igual montante, do lado do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), de forma a travar o aumento do preço pago pelos consumidores. Na prática, o aumento sentido pelos consumidores esta semana é efetivamente de 13 cêntimos no gasóleo, ou seja, os 16 cêntimos deduzidos da redução de 2,4 cêntimos no ISP, e 9 cêntimos na gasolina, 11 cêntimos deduzidos da redução de 1,7 cêntimos no ISP.





Notícias relacionadas


Scroll Up