Fotografia: Avelino Lima

Novo manual de referenciação fortalece ligação entre Hospital de Braga e centros de saúde

Novo manual de referenciação está a ser delineado desde 2019 em parceria entre Hospital e ACES

Carla Esteves
14 Mar 2022

O Hospital de Braga apresentou, hoje à tarde, um novo Manual de Referenciação, que estabelece critérios de referenciação e alta para um mais eficiente acompanhamento dos utentes das respetivas áreas de referência. O documento pretende ser um passo na qualificação da referenciação clínica, envolvendo os cuidados primários e secundários e abrindo novos canais de comunicação entre o Hospital de Braga e os centros de saúde.

Este Manual de Referenciação resulta de um trabalho de parceria realizado entre o Hospital e o ACES Cávado I- Bragas, ACES Cávado II Gerês- Cabreira e ACES Cávado III Barcelos/Esposende. 

O novo manual vem substituir o anterior ,datado de 2015, uma iniciativa que na altura foi muito bem acolhida tanto pelos clínicos do Hospital como dos cuidados de saúde primários, já que ajudou na referenciação dos doentes, e quais as situações que devem ser mais prontamente referenciadas à consulta hospitalar.

Em declarações à comunicação social, o diretor clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, explicou que esta revisão, que teve início em 2019,  estabelece uma orientação mais eficaz para a referenciação das situações mais críticas.

«Uma das novidades que temos é que aumentámos o número de canais de comunicação entre os médicos de medicina geral familiar e os médicos hospitalares para que as dúvidas que vão surgindo possam ser esclarecidas diariamente», avançou.

Outra das novidades desta nova versão do manual consiste também no facto de constituir uma referenciação para a alta dos doentes.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up