twitter

Escolas portuguesas já acolheram uma centena de alunos que fugiram da guerra na Ucrânia

Escolas portuguesas já acolheram uma centena de alunos que fugiram da guerra na Ucrânia
Fotografia

Publicado em 14 de março de 2022, às 16:30

Portugal continua a receber deslocados

Cerca de uma centena de crianças e jovens fugidos à guerra na Ucrânia matricularam-se na última semana em escolas portuguesas, anunciou hoje o ministro da Educação, sublinhando que o número deverá aumentar nos próximos tempos.

Nesta última semana tivemos cerca de 100 crianças e jovens a matricularem-se formalmente nas escolas portuguesas”, afirmou o ministro Tiago Brandão Rodrigues, acrescentando que estão em Portugal muito mais refugiados em idade escolar, mas é preciso dar tempo às famílias para se organizarem.

“Sabemos que estão a chegar ao longo destas semanas, mas estão primeiro num processo de acomodação, na tentativa de encontrar um sítio para residir. Sabemos que toda a saída da Ucrânia, dependendo do momento em que terão saído, pode ter sido muito diferenciada”, alertou o governante.

Portugal concedeu até hoje mais de 7.200 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia, segundo dados avançados à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) quando passam 19 dias do início do ataque da Rússia.

O ministro da Educação garantiu que da parte das escolas não haverá qualquer entrave ao acolhimento dos menores, lembrando que existe já “uma larga experiência na receção de alunos refugiados, migrantes e até menores não acompanhados”.


Autor: Francisco de Assis