Espaço do Diário do Minho

O rosto de Cristo, a verdadeira Páscoa!

11 Mar 2022
H. José Esteves

Sim, há Páscoa! Mesmo que haja impedimentos, pandemias, guerras, fundamentalistas e anticristos, a Páscoa de Jesus será sempre celebrada. Se este acontecimento, o mais importante e marcante da humanidade, é o motor e alicerce da nossa existência como cristãos, jamais deixaremos de o celebrar. Fá-lo-emos de forma solene, mas digna e humildemente, pois assim Cristo nos pede. Quanto mais simplicidade nos atos, mais riqueza no coração e só assim compreenderemos a vontade de Deus em cada um de nós.

A Igreja dá-nos a Quaresma para prepararmos a Páscoa! São 40 dias, tempo suficiente para incorporarmo-nos em Cristo, enquanto humano. Somos convidados a meditar muito na paixão de Jesus Cristo e mais ainda, no motivo por que se deixou levar, vencer e desistir de viver.

Na quadra quaresmal é comum postarem e exibirem fotos, logótipos e símbolos que retratam o “Rosto de Cristo”. Pois bem, e se pararmos para pensar verdadeiramente no rosto de Cristo! O rosto de um homem que caminhava para o suplício; o rosto de um filho ao olhar para a sua dolorosa mãe; o rosto de um jovem ao olhar para os amigos, como João; ao ser traído e ignorado; ao ser ajudado por Simão, que aliviou o peso da Cruz; ao olhar para o ladrão, de quem teve compaixão; ao exprimir sede, sofrimento, espasmos e arrepios de morte… A Quaresma é um desafio, um sentido de entrega e de coragem para sermos verdadeiros rostos de Cristo, ao olhar para os nossos irmãos, para os pobres, os refugiados da guerra, os doentes desamparados, as crianças indefesas… E depois disto, como vamos receber Cristo ressuscitado! Aquele rosto alegre e cheio de vida, virtuoso e triunfante! Vamos recebe-lo em pecado? De coração frio e obstinado? Indiferentes à pobreza? Viciado em luxos, vaidades e prazeres? Ignorando Cristo e o próximo? Alinhando em modas horripilantes e animalescas?

Cristo de um rosto triste e desamparado, passou a um rosto alegre e triunfante. E foi esse rosto triunfante e vitorioso que Ele nos quis dar, ao libertar-nos do pecado e do abismo, ao tirar-nos das trevas e das injustiças, ao abrir os nossos corações à caridade, ao amor e à justiça.

Nesta Páscoa, o próximo é a nossa meta. Somos convidados a deitar fora os egoísmos, as vaidades e os prazeres próprios. Lembremos que o outro é para nós, o que nós somos para ele!

Está na hora de pensar e estender a mão ao próximo, é nele que está Cristo.

Meditemos nas nossas atitudes durante esta Quaresma e Semana Santa: Vais limpar a casa? Lembra-te que a maior sujidade está no teu coração ao não perdoar o próximo! Vais comprar roupas novas? Lembra-te que os refugiados da Ucrânia e outros, só levaram a roupa do corpo! Vais colocar um beberete luxuoso, em que mais de metade das coisas se estraga? Lembra-te que os sem-abrigo e os pobres que não tem que comer! Vais à casa do vizinho “beijar a Cruz”, quando na verdade vais é bisbilhotar? Lembra-te que nos outros dias do ano o teu vizinho esteve só e teve momentos de grande solidão! Vais deitar foguetes? Lembra-te que o som é idêntico ao som armas e bombas! Na tua terra há o Compasso Pascal, mas fechas as portas à Cruz, mas abres aos Zés P’reiras ou grupos de bombos, em outras ocasiões? Lembra-te que num ato de aflição recorres por instinto a Deus e a Nossa Senhora e não aos Zés P’reiras ou aos grupos de bombos! Morreu alguém e não abres a porta porque estás de luto? Lembra-te que estás a mentir e que o teu ente querido deve estar muito triste pela decisão que tomaste! Aproveitas os dias santos da Páscoa para gozares férias e teres proveitos próprios? Lembra-te que nesses dias alguém sofreu muito, foi barbaramente torturado, injustamente condenado e morto!

Que esta Páscoa seja espelho do rosto de Cristo ressuscitado, alegre e vitorioso porque fizemos o bem, cuidamos e amamos os desamparados, lutamos pela paz e servimos os refugiados, aliviamos dores e apaziguamos sofrimentos físicos e mentais, alimentamos corporalmente e espiritualmente pobres e desagregados, demos aquele abraço ou fizemos um telefonema na hora certa.

Que Jesus Cristo seja o verdadeiro sentido da nossa Páscoa/passagem pela terra para a eternidade.



Mais de H. José Esteves

H. José Esteves - 8 Jun 2022

Estamos no mês em que a maioria das paróquias realiza as cerimónias das Primeiras Comunhões e das Profissões de Fé. Na atualidade, sobretudo as Primeiras Comunhões são sinónimo de festa! Mas que tipo de festa? Será festa porque as nossas crianças – filhos, irmãos, sobrinhos, afilhados, netos – vão receber pela primeira vez Jesus Sacramentado […]

H. José Esteves - 25 Ago 2020

“Não vou à igreja porque tenho medo do vírus!” Esta é a frase que mais ouvimos desde que recomeçaram as eucaristias com a presença de fiéis. Muitos fiéis, desde meados de março, altura em que as missas comunitárias deixaram de ser celebradas por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, nunca mais entraram numa igreja, ou assistiram […]

H. José Esteves - 26 Jul 2020

Recentemente, circulou nos meios de comunicação social, sobretudo nas redes sociais, os números das causas de mortes no mundo entre 1 de janeiro e 1 de maio de 2020, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Os números dão que pensar e que falar, são surpreendentes e inimagináveis. Entre outras causas, foram mencionadas as seguintes: […]


Scroll Up