Fotografia: DR

Zet gallery lança seis bolsas para artistas ucranianas refugiadas

Para além da verba de mil euros por mês, as bolsas incluem alojamento gratuito.

Redação/Lusa
8 Mar 2022

A zet gallery, em Braga, detida pelo dstgroup, anunciou hoje que vai lançar seis bolsas para residências artísticas de um ano, num valor de 1.000 euros por mês, destinado a artistas ucranianas refugiadas.

Além da verba, as bolsas incluem alojamento gratuito, e será promovida uma exposição das obras criadas durante a residência, adiantou a galeria, em nota de imprensa.

A zet gallery compromete-se ainda a apoiar “a promoção das artistas com todos os recursos que tem à sua disposição”, e está “em contacto com uma equipa de curadores ucranianos, que ajudarão a identificar artistas no terreno e através da qual vão difundir a informação”.

O presidente do conselho de administração do dstgroup e fundador da galeria, José Teixeira, apelou à divulgação da informação, para identificar artistas que pretendem “continuar a ter na arte uma arma para forjar um novo mundo – uma arma para matar a guerra”.

“Hoje somos todas e todos feministas e estamos todas e todos com o povo ucraniano”, realçou ainda Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da zet gallery.





Notícias relacionadas


Scroll Up