Fotografia: Miguel Viegas

Ponte de Lima perpetua receituário

Livro e “site” reúnem cem receitas de todo o concelho.

Luísa Teresa Ribeiro
7 Mar 2022

Arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, cabidela de cabrito, chouriço da língua, pataniscas de farinha de milho, arroz de lampreia e leite creme são pratos que constam na lista de cem receitas que a Câmara Municipal de Ponte de Lima acaba de perpetuar através deu um livro e de um “site”.

A publicação “Ponte de Lima à Mesa – Contributos para a sua Carta Gastronómica”, da autoria de Álvaro Campelo, e o sítio da Internet “Ponte de Lima à Mesa” resultam de um projeto que recolheu receitas em todas as freguesias do concelho, de forma a preservar o receituário limiano, desde a mesa dos lavradores à das casas senhoriais mais abastadas.

Apresentação do livro incluiu degustação de algumas das receitas incluídas na publicação

O projeto “Ponte de Lima à Mesa” permitiu a recolha de 600 receitas, uma centena das quais fica agora acessível a quem as quiser pôr em prática. O site inclui vídeos que mostram a execução dos pratos por três “chefs” com produtos endógenos.

O receituário disponibilizado “online” vai aumentar progressivamente, tendo sido lançado o desafio a quem possuir receitas do concelho para que as partilhe.

Produtores deram a conhecer os vinhos de Ponte de Lima

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up