Fotografia: DR

Rusga de S. Vicente retoma a Corrida do Entrudo

Foliões estão convidados a sair à rua na próxima segunda-feira à noite.

Redação
23 Fev 2022

Após uma paragem devido à pandemia, a Rusga de S. Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho voltará este ano às ruas do centro histórico a tradicional “Corrida/Desfile do Entrudo – Olha o Home, lá bai o Home”. O mesmo decorre na noite de segunda-feira (28 de fevereiro), pelas 21h30.

Nesse sentido, a Rusga lança o convite a todos os foliões bracarenses (grupos informais, de amigos, famílias ou individualmente) e não só, que se queiram associar a este ritual carnavalesco que, assente nas tradições locais, se revela uma ocasião de genuíno e salutar folguedo, fruição e partilha, salvaguardando, a cultura popular tradicional.

«Mesmo que em período de desconfinamento e tratando-se de uma iniciativa de rua (ao ar livre), por questões de segurança, recomendamos o uso de máscara cirúrgica, para além do disfarce», adianta a Rusga, pedindo «criatividade, boa disposição e refinado sentido de humor».

Os foliões devem comparecer no local de concentração, junto à sede da Rusga, na Av. Artur Soares (Palhotas), pelas 21h00, devidamente mascarados, acompanhados de instrumentos ou objetos ruidosos para, ao som destes, correrem com o Entrudo e poderem integrar a ‘Corrida/Desfile’, que abrirá com o Grupo de Percursão Bomboémia, da Universidade do Minho.

O desfile terá o seguinte itinerário: Av. Artur Soares, rua do Burgo, rua de S. Vicente, Largo dos Penedos, rua dos Chãos, Av. Central e Coreto, onde será lido o “Testamento do Libório Caturra”. Terminada a leitura, faz o percurso inverso até à igreja de S. Vicente.





Notícias relacionadas


Scroll Up