Fotografia: DR

Lançada ‘app’ gratuita de saúde mental

A aplicação foi desenvolvida por uma equipa liderada pelo psiquiatra Pedro Morgado.

Redação
23 Fev 2022

A Associação Centro de Medicina P5, da Escola de Medicina da UMinho, acaba de lançar uma aplicação gratuita de saúde mental que inclui autoavaliação.

A ‘app’, desenhada e desenvolvida por uma equipa liderada por Pedro Morgado, psiquiatra e vice-presidente da Escola de Medicina da academia minhota, permite, entre várias funcionalidades, realizar uma autoavaliação da saúde mental e receber sugestões de atividades para melhorar o sono ou mesmo para relaxamento.

A aplicação é gratuita e intuitiva, reservando várias ferramentas essenciais na gestão individual da saúde mental e na própria gestão emocional. Este novo recurso conta com a função de pré-diagnóstico, através da autoavaliação de saúde mental, permitindo encaminhar, se necessário, as pessoas para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta.

«Esta ferramenta permite que cada pessoa possa avaliar os seus sintomas ansiosos e depressivos, recebendo informação acerca do seu estado. Cada pessoa tem também acesso a ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adoção de estilos de vida saudáveis», explica Pedro Morgado.

Com este projeto, «pretende-se aumentar a literacia em saúde mental, em simultâneo com a automonitorização de sintomas e a capacitação da população na autogestão da saúde mental, sempre sem descurar os cuidados de saúde profissionais», realça a UMinho.





Notícias relacionadas


Scroll Up