Fotografia: DR

Passeios turísticos gratuitos de barco no rio Minho começam na sexta-feira

Promover o património natural, cultural e etnográfico é o objetivo.

Redação/Lusa
22 Fev 2022

Os passeios de barco gratuitos no troço internacional do rio Minho, ligando as eurocidades Monção e Salvaterra de Miño e Valença a Tui, começam sexta-feira para promover o património natural, cultural e etnográfico, foi hoje divulgado.

Em comunicado conjunto enviado às redações, os quatro municípios do Alto Minho e da Galiza adiantam que os passeios de barco, gratuitos, têm a duração aproximada de uma hora.

Além do percurso no rio Minho, a iniciativa incluiu a realização de rotas turísticas que abrangem visitas guiadas aos centros históricos das duas eurocidades Monção/Salvaterra do Miño e Valença/Tui para mostrar o “património natural, cultural e etnográfico dos municípios raianos, sendo que, em terra, o transporte é efetuado em minibus e comboio turístico”.

Os passeios turísticos integram-se no projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

Por se tratar de “um projeto com cofinanciamento europeu, tanto os passeios fluviais, como as rotas turísticas, são gratuitas”.

A embarcação, com capacidade para 24 pessoas, disponibiliza apenas 15 lugares, de forma a garantir o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde de ambos os países.

Com início na sexta-feira, coincidindo com a época de Carnaval, foram apresentados em dezembro passado.

A “embarcação encontra-se atracada, de forma alternada, nos cais de embarque de Salvaterra do Miño e Tui”.

Entre sexta-feira e o dia 06 de março, o barco estará em Tui, na semana entre, 07 e 13 de março, estará em Salvaterra do Miño. As semanas seguintes seguirão a mesma metodologia.

Os “passeios de barco decorrem todos os dias, com saídas às 15:00 (hora portuguesa), sendo necessária uma inscrição prévia, a partir das 13:30 (hora portuguesa), nos quiosques informativos, localizados nos cais de embarque de Salvaterra do Miño e Tui”, sendo que “os interessados têm, obrigatoriamente, de inscrever-se na central de reservas do sítio oficial da Internet da Hemisférios, operadora turística responsável pela viagens”.

O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” “contribuirá para cimentar o conceito “Visit Rio Minho”, através do reforço do posicionamento da região no mercado nacional e internacional, assegurando, com isso, uma vantagem competitiva em relação a outros destinos”.

Promover o valor natural e paisagístico do corredor ambiental do rio internacional Minho, uma área classificada como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 nos dois lados da fronteira, e implementar ações de recuperação, uso sustentável e compartilhado daquele curso internacional de águas são outras das apostas.

O projeto também pretende “aumentar a relação da população com as áreas ribeirinhas e os ecossistemas associados e conscientizar a comunidade local para a necessidade da sua conservação e valorização”.





Notícias relacionadas


Scroll Up