Fotografia: DR

Diocese de Leiria-Fátima convida cristãos ao retiro popular durante a Quaresma

O guião para o retiro popular foi hoje disponibilizado na página da diocese na internet, com o título “Juntos a caminho com a Palavra, a Eucaristia e o Serviço”.

Redação/Lusa
14 Fev 2022

A diocese de Leiria-Fátima apelou hoje aos cristãos a que participem no Retiro Popular de Quaresma, com o cardeal António Marto a sublinhar a importância desta iniciativa quando se vive “um ano eucarístico e sinodal”.

O sínodo, segundo o administrador apostólico da diocese – que em 13 de março é substituído como bispo diocesano por José Ornelas, até agora bispo de Setúbal -, envolve os católicos “numa invocação constante do Espírito Santo, na escuta da sua voz mediante a Palavra de Deus, a partilha e o discernimento”.

O guião para o retiro popular foi hoje disponibilizado na página da diocese na internet, com o título “Juntos a caminho com a Palavra, a Eucaristia e o Serviço”, tendo António Marto considerado que “as palavras-chave evocam a comunhão eclesial, o caráter peregrinante de toda a comunidade cristã e os três pilares fundamentais em que assenta a vida e a missão da Igreja, quando se mantém fielmente unida a Jesus Cristo”.”

“A escuta, o acolhimento e a adesão à Palavra de Deus levam a acreditar e a viver melhor a Eucaristia, preparam os fiéis para a comunhão com o Senhor vivo e orientam-nos para o serviço de amor aos irmãos da comunidade cristã e aos mais necessitados na sociedade”; escreveu o cardeal na abertura do guião.

Segundo a diocese, “o retiro popular retoma a longa tradição da Igreja que busca na leitura orante da Palavra uma ocasião de encontro vivificante com Deus”.

“A Palavra que alimenta, desafia e envia”, “Uma comunidade sinodal”, “Diversos dons, mas um só Espírito”, “A diversidade que constrói comunhão”, “Uma Dedicação e entrega no amor” e “Lavar os pés: a outra face resplandecente da Eucaristia”, são os seis temas propostos para reflexão aos cristãos da diocese durante o período da Quaresma, que se inicia em 02 de março.





Notícias relacionadas


Scroll Up