Fotografia: Avelino Lima

Bancos instalados na Senhora-a-Branca convidam a refletir sobre violência no namoro

O projeto “Senta-te e Pensa” é organizado pela Junta de Freguesia de S. Victor em parceria com a APAV, a PSP e a delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Rita Cunha
14 Fev 2022

Quem hoje passar pelo Largo da Senhora-a-Branca não ficou indiferente aos coloridos bancos instalados em frente à igreja.

Vermelho, cor-de-rosa e azul são as cores escolhidas, representando cada uma delas uma das instituições que aderiu ao projeto “Senta-te e pensa”: do lado da PSP, podia ler-se a mensagem “Se pensaste em denunciar, não hesites em fazê-lo! A violência no namoro é crime!”, enquanto que a APAV apela a pensar «nas vezes que achaste que “o teu amor” era propriedade tua e o maltrataste!”. A delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, por seu turno, centrou o pensamento naqueles que são vítimas de violência e enfrentam um problema oncológico, apelando a pensar «nas alturas de doença em que não soubeste apoiar “o teu amor”.

Esta ação, que tem lugar precisamente no Dia dos Namorados, é desenvolvida pela Junta de Freguesia de S. Victor com o objetivo de induzir à reflexão de cada um, potenciando a adoção de comportamentos que combatam as várias formas de violência no amor, seja física ou psicológica.

«Queremos que as pessoas se sentem e reflitam no valor deste dia. Mais do que espalhar o amor, que ganhem consciência do que o amor implica, o grau de compromisso, para que este dia seja assinalado pelos bons motivos e haja uma maior consciência para este fenómeno de violência física ou anímica, através de uma mensagem simples», explicou esta manhã o presidente, Ricardo Silva.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up