Fotografia: CMB

Ricardo Rio recebeu o galardão “World Mayor” da sustentabilidade

Distinção atribuída pela City Mayors Foundation

Redação / NC
11 Fev 2022

Ricardo Rio recebeu o galardão de “World Mayor Sustainability Award” de 2021, uma distinção de âmbito mundial, atribuída pela City Mayors Foundation, que reconhece o trabalho desenvolvido pelos presidentes de câmara de todo o mundo. O Autarca Bracarense foi distinguido pelo trabalho realizado no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade (ODS) a nível local e regional, no âmbito da União Europeia.

Entre os autarcas europeus, Ricardo Rio é considerado um dos impulsionadores do desenvolvimento sustentável. Ao longo dos seus mandatos, o presidente da Câmara de Braga tem defendido que a sustentabilidade não é apenas compatível com o crescimento económico, mas também uma necessidade para permitir que as gerações futuras colham os seus benefícios.

“É com orgulho que recebo este galardão, que ao mesmo tempo é uma responsabilidade acrescida. O crescimento sustentável é necessário para proporcionar aos cidadãos uma boa qualidade de vida e temos vindo a trabalhar a nível local, nacional e internacional, para assegurar que os objectivos definidos pela União Europeia possam ser cumpridos. As cidades assumem um papel fundamental para a transição verde e devem ser munidas dos recursos necessários para concretizar os seus projectos na área da sustentabilidade”, refere Ricardo Rio.

Em Bruxelas, como membro do Comité das Regiões, o Autarca Bracarense foi o relator seleccionado para elaboração de um relatório sobre a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na União Europeia, tendo esse mesmo relatório sido aprovado em plenário e adoptado pelo Comité das Regiões.

Recorde-se que Ricardo Rio era um dos 12 finalistas em todo o mundo nomeados para o prémio World Mayor 20/21. Numa primeira fase estiveram nomeados 80 autarcas de todo o mundo, entre os quais três Portugueses. Nessa fase, além de Ricardo Rio, também Fernando Medina (Lisboa) e Carlos Carreiras (Cascais), figuravam na lista de nomeações. Posteriormente, o Autarca Bracarense passou a ser o único português a passar à fase final do processo de selecção.

A escolha para World Mayor 2021 teve como análise o trabalho realizado em torno da pandemia de Covid-19 e na organização do Concelho, tornando-o mais resiliente a nível económico, social, ambiental e estrutural.

Atribuídos desde 2004, estes prémios pretendem distinguir os Presidentes de Câmaras Municipais que, em todo o mundo, têm servido as suas comunidades com integridade, coragem e diligência.

Depois de dar destaque à acção dos Presidentes de Câmaras Municipais durante a crise dos refugiados (2016) e sub-representação das mulheres no poder local (2018), esta edição destacou os Autarcas locais que demonstraram uma forte capacidade de liderança no combate à crise pandémica COVID-19 e que estão determinados em tornar as cidades mais resilientes em termos económicos, sociais e ambientais.

Os resultados finais estão publicados no site da organização em: http://www.worldmayor.com/contest-2021/world-mayor-winners-2021.html





Notícias relacionadas


Scroll Up