Fotografia: DR

Mais de 14 mil farmacêuticos escolhem hoje novo bastonário

Eleições disputadas por Helder Mota Filipe e Franklim Marques. Um deles irá substituir no cargo Ana Paula Martins.

Redação/Lusa
5 Fev 2022

Mais de 14.000 farmacêuticos escolhem hoje o novo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos para os próximos três anos, numas eleições disputadas por Helder Mota Filipe e Franklim Marques, que substituirão no cargo Ana Paula Martins.

As mesas de voto para escolher os órgãos sociais da Ordem dos Farmacêuticos (OF) abrem às 10:00 nas sedes das secções e delegações regionais da Ordem, em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, onde os 14.402 farmacêuticos poderão votar até cerca das 20:00.

Os farmacêuticos Helder Mota Filipe (Lista A) e Franklim Marques (Lista B) encabeçam as duas listas candidatas aos órgãos nacionais e um deles substituirá a bastonária Ana Paula Martins, que ocupa o cargo desde 2016.

A nível regional, registam-se também duas listas candidatas a cada uma das secções regionais.

Na Secção Regional do Centro estão a sufrágio as listas lideradas por Anabela Mascarenhas (Lista C) e Paulo Fonseca (Lista D), enquanto Félix Carvalho (Lista E) e Célia Alves da Silva (Lista F) lideram as listas à Secção Regional do Norte.

Segundo um comunicado da OF, na Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, que integra os delegados regionais da Madeira e dos Açores, candidatam-se à presidência da direção os farmacêuticos Luís Lourenço (Lista G) e Sérgio Joaquim (Lista H).

O ato eleitoral inclui ainda a escolha dos membros dos conselhos dos colégios de especialidade da OF, com duas listas candidatas aos colégios de especialidade de Farmácia Comunitária – lideradas pelas farmacêuticas especialistas Carolina Mosca (Lista L) e Maria Isabel Sanches (Lista M) – e de Análises Clínicas e Genética Humana – encabeçadas por Leonor Correia (Lista I) e Gizela Santos (Lista J).

Tanto o Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar como o Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica, apresentam apenas uma lista candidata aos respetivos Conselhos, lideradas por João Ribeiro (Lista N) e Paula Teixeira (Lista O), respetivamente.

Apenas o Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares não registou qualquer lista candidata, pelo que o Conselho vigente assegura o seu funcionamento até ao agendamento do respetivo ato eleitoral, refere a OF.

O sufrágio já se iniciou a 10 de janeiro, com a disponibilização da plataforma para votação eletrónica e dos boletins de voto por correspondência.

Após o encerramento das Mesas de Voto, a Assembleia Geral de Apuramento irá proceder à contagem dos votos expressos pelos farmacêuticos nas diferentes modalidades de voto disponibilizadas pela OF (presencial, por correspondência e eletrónica).





Notícias relacionadas


Scroll Up