Fotografia: Avelino Lima

“Guadalupe em Movimento” arranca sábado com visitas à capela e atividades para famílias

Parceria envolve a Irmandade de Guadalupe, a Profitecla, a Junta de S. Victor e as empresas Joy4Fun e Minho Adventures.

Rita Cunha
2 Fev 2022

Dar a conhecer o Parque de Guadalupe, um dos pulmões do centro da cidade, promovendo atividades que conciliem o lazer com o culto religioso que se vive no espaço, é o objetivo de um protocolo assinado ontem entre a Irmandade de Gualadupe, a Profitecla Braga, a Junta de Freguesia de S. Victor e as empresas Minho Adventure e Joy4Fun.

O projeto Gualadupe em Movimento arranca já este sábado e irá realizar-se, numa primeira fase, nos primeiros sábados de cada mês, das 10h00 às 13h00. O propósito, contudo, é alargar nas alturas da Páscoa e do Verão, onde é esperada uma maior afluência de turistas. Nestes dias será possível visitar a capela de Guadalupe sob a orientação dos alunos do curso de Turismo da Profitecla que darão a conhecer alguns pormenores deste Monumento de Interesse Público datado do século XVIII de arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica.

Em paralelo, decorrerão atividades destinadas às famílias, desde os mais novos aos mais séniores, entre estas jogos tradicionais como o ‘tiro-ao-alvo’, mas também outras de desporto aventura.

Para o presidente da Mesa da Irmandade de Guadalupe, este projeto assume várias vantagens. Desde logo, o facto de «trazer vida e gente para o parque» abrindo-o à cidade. «Queremos trazer as famílias porque este é um bom espaço para passear e brincar», disse. Por outro lado, o facto de permitir aos jovens alunos ganharem experiência ao longo da sua formação.

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor falou no concretizar de um sonho já com alguns anos. «Este é um espaço inserido na área da freguesia que há já muitos anos queríamos que estivesse de portas abertas para ser conhecido e fruído pelo público», disse Ricardo Silva, realçando a importância do património que ali pode ser visitado.





Notícias relacionadas


Scroll Up