Fotografia: FPB

Fases seguintes da Liga e final da Taça de basquetebol reformuladas

Na Taça de Portugal, a tradicional ‘final four’ será substituída por um formato com oito clubes, entre 06 e 08 de maio, libertando a data dos quartos de final, originalmente aprazada para 23 de março.

Redação / Lusa
2 Fev 2022

A segunda fase e os ‘play-offs’ do campeonato nacional vão ser redefinidos face aos diversos jogos adiados por surtos de covid-19, além da final da Taça de Portugal, informou na terça-feira a Federação Portuguesa de Basquetebol.

Em vez de habitual divisão em dois grupos de seis equipas, pela ordem de classificação da primeira fase, os 12 clubes do escalão principal serão alocados em três ‘poules’ de quatro, num total de seis jornadas, que irão substituir as 10 anteriormente previstas.

Mesmo com a reformulação da segunda fase, os oito primeiros colocados têm entrada assegurada nos ‘play-offs’, enquanto o 12.º e último classificado desce diretamente à Proliga, na companhia do derrotado no ‘play-out’, a ser disputado entre o 10.º e o 11.º.

Quanto aos ‘play-offs’, a única alteração passa pela conversão dos quartos de final à melhor de apenas três jogos, libertando mais duas datas, com uma eventual partida de desempate a ser disputada no pavilhão do clube mais bem classificado na segunda fase.

O Sporting comanda a fase regular, com 30 pontos (16 jogos), num pódio fechado por Benfica (15) e Oliveirense (17), ambos com 28, um acima do FC Porto, quarto (16).

Na Taça de Portugal, cujas últimas duas edições foram conquistadas pelos ‘leões’, a tradicional ‘final four’ será substituída por um formato com oito clubes, entre 06 e 08 de maio, libertando a data dos quartos de final, originalmente aprazada para 23 de março.





Notícias relacionadas


Scroll Up