Fotografia: DR

Póvoa de Lanhoso recebe XVII Concurso Nacional de Teatro

Entre 5 de fevereiro e 12 de março.

Redação/Lusa
31 Jan 2022

O Concurso Nacional de Teatro (CONTE), única competição de teatro associativo de âmbito nacional, realiza-se entre 05 de fevereiro e 12 de março, na Póvoa de Lanhoso.

Em comunicado, a autarquia refere que a edição de 2022, a XVII, “coincide com os 80 anos de carreira do consagrado ator Ruy de Carvalho, patrono do evento”, acrescentando que, a partir deste ano, o ator “dará nome ao certame, passando este a ser designado de Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho”.

Ao palco do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso vão subir nove companhias de todo o país, que apresentam as produções a concurso, com o público a poder assistir aos espetáculos todas as sextas-feiras e sábados, entre 05 de fevereiro e 05 de março, realizando-se em 12 de março a cerimónia de encerramento e entrega dos prémios.

“Trata-se de um concurso que promove o talento nacional e valoriza a cultura. Somos uma terra que preza o que é nosso e este é um momento de grande afirmação do teatro português”, afirma o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro (PS), citado no comunicado.

Segundo a organização, cada grupo concorre em várias categorias, com destaque para o Prémio Ruy de Carvalho, que distingue a melhor produção.

No dia do arranque, pelas 21:00, será inaugurada a exposição “Ruy de Carvalho – O Patrono”, na Galeria de Exposições do Theatro Club.

O programa da edição deste ano é apresentado a partir das 12:00 de terça-feira, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA).





Notícias relacionadas


Scroll Up