Fotografia: TUB

Candidatura para 30 novos autocarros elétricos aprovada

Nota da aprovação da candidatura para 30 novos autocarros foi dada pelos TUB.

Redação
26 Jan 2022

Foi no passado dia 25 de janeiro, que os TUB foram notificados pela autoridade de gestão do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) da aprovação da terceira candidatura inserida na sua estratégia ambiental de descarbonização da frota.

Esta candidatura foi submetida a 30 de setembro de 2021 e visa a renovação da frota de veículos de transporte público coletivo de passageiros, em meio urbano media, mediante a aquisição de mais 30 “autocarros limpos” com propulsão 100% elétrica, mais eficientes e eco sustentáveis comparando com os que são movidos a diesel.

Com a aprovação desta operação, os TUB prosseguem assim a sua estratégia ambiental que tem como objetivos a diminuição da intensidade carbónica da mobilidade urbana no concelho de Braga e, por outro lado, o reforço da qualidade, fiabilidade e eficiência do serviço prestado por esta empresa municipal.

O investimento total da operação, que globalmente ascenderá a mais de 15 milhões de euros, contará com uma comparticipação do Fundo de Coesão em 8 milhões de euros e permitirá a aquisição de 30 autocarros 100% elétricos de tipologias standard e midi, cumprindo não apenas os desígnios ambientais como também requisitos de acessibilidade, para pessoas com mobilidade reduzida.

Esta operação, a ser feita entre janeiro de 2022 e junho de 2023, inclui também a realização de investimentos em infraestruturas, designadamente a implementação de 16 novos postos de carregamento de tipologia “twin”.

Estes novos veículos vêm reforçar a estratégia de descarbonização do parque de viaturas dos TUB, juntando-se assim às 38 viaturas limpas já adquiridas entre 2018 e 2021.





Notícias relacionadas


Scroll Up