Espaço do Diário do Minho

A importância do desporto

24 Dez 2021
Luís Covas

Numa altura em que a pandemia volta a agravar-se vem-nos à memória a forma como poderemos combater esta praga que nos atormenta há quase dois anos.

Se o desenvolvimento do desporto na sociedade moderna é uma questão atual de grande importância, para um estilo de vida saudável, pode-se argumentar que o desporto, ao desempenhar essa função educativa ajuda cidadãos a formar-se e a desenvolver-se. O desporto tem um impacto significativo no desenvolvimento socioeconómico e político de qualquer país.

Longe vão os tempos em que a vida de um jovem era a de ter sucesso nos estudos. Era dada mais importância às notas e muito menos ao desenvolvimento de competências ou atividades extracurriculares. Mas o conceito de educação mudou drasticamente nos últimos tempos, em que agora é dado mais foco para um desenvolvimento integral dos jovens. Hoje em dia as escolas estão igualmente focadas nas atividades extracurriculares e desportivas, para além dos académicos, para que os jovens se tornem cidadãos mais capazes e felizes.

O desporto desempenha um papel importante na educação das crianças e jovens, pois ensina-os a tornarem-se mais fortes e a desenvolverem um estilo de vida mais saudável. Combinar o desporto na educação ajuda os jovens a desenvolver um espírito mais motivador e de maior confiança. É um excelente meio para melhorar as qualidades como a tolerância, o respeito e espírito de equipa.

Uma das coisas mais importantes e necessárias no desporto é a disciplina já que ajuda a desenvolver a obediência, autoconfiança e a capacidade de saber ganhar e saber perder.

O desporto é uma parte muito importante da nossa vida. Nos dias de hoje, muitas pessoas conquistaram títulos e prémios devido ao seu desempenho a nível nacional e internacional.

Tal como a cultura e a arte, as atividades recreativas, de lazer e desportivas desempenham um papel importante nas comunidades. Os seus muitos benefícios incluem a melhoria da saúde e bem-estar dos indivíduos, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades inclusivas. A participação em atividades recreativas, de lazer e desportivas pode ser uma das poucas oportunidades que as pessoas com deficiência têm para se envolverem na vida comunitária.

O desporto ajuda a construir talentos e a formar lideres já que há uma forte correlação entre a prática desportiva e fortes qualidades de liderança.

O desporto também serve como uma boa atividade de lazer destinada a aliviar o stress diário e emocional e, consequentemente, uma vida mais saudável.

O desporto é também utilizado para fins promocionais onde diferentes marcas o utilizam como plataforma para se dar a conhecer e posteriormente comercializar.

O desporto pode ser a marca de um país. Há países que têm sido conhecidos pela prática de determinados desportos.

Em nenhum outro momento da história o desporto desempenhou um papel tão determinante na vida quotidiana.

Em tempo de espirito natalício também gostaria de fazer um pedido ao pai natal, já que se aproximando mais um momento para elegermos um novo governo, que dê maior relevância ao desporto e incluam no seu programa propostas que justifiquem a sua importância numa sociedade moderna.



Mais de Luís Covas

Luís Covas - 20 Mai 2022

Provavelmente já ouviram falar, no desporto, em histórias de superação de limites e logo nos recordamos daquela imagem da maratonista suíça cambaleando quase desfalecida para cruzar a linha final. Ela não venceu a prova, sua classificação nem foi importante. Mas a imagem de alguém que, contrariando as próprias fraquezas, procurou forças para atingir o objetivo […]

Luís Covas - 6 Mai 2022

As cenas de fúria e de exaltação protagonizadas pelo técnico do Moreirense, Ricardo Sá Pinto, no final do jogo com o Boavista no passado domingo, deveriam merecer um aprofundado estudo sobre os motivos que originaram tal comportamento. Terá sido desânimo? Desespero? Frustração? Poder-se-á interpretar de várias formas a sua atitude comportamental face ao incumprimento do […]

Luís Covas - 22 Abr 2022

Atravessando um dos melhores períodos, com o aparecimento das novas tecnologias, a sociedade civil atual não tem noção da sua evolução e do que ainda irá acontecer no futuro. Relembrando um pouco da história já nos longínquos anos oitenta, do século passado, assisti a umas breves imagens na RTP, dum jogo, no caso específico de […]


Scroll Up