Fotografia: Avelino Lima

URMinho garante que restaurantes de Braga vão cumprir medidas

Não estão previstos encerramentos em protesto

Carla Esteves
22 Dez 2021

A

 União de Restaurantes do Minho (URMinho) não tem planeadas ações de protesto contra as medidas anunciadas pelo Governo esta terça-feira e garante que serão cumpridas todas as regras.

O presidente da URMinho, Tiago Carvalho, admite que «a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos para frequentar restaurantes nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro não agrada a nenhum empresário». Acrescentou que  «as medidas representam mais perdas e foram anunciadas muito em cima da hora, mas é demasiado tarde para pedir a sua reversão».

Tiago Carvalho realça que nos restaurantes do Norte a medida não afeta os jantares nos dias 24 e 25, dada a tradição cristã a familiar enraizada na região, podendo, quando muito, afetar os almoços  entre amigos ou empresas, que frequentemente se realizam no dia 24.

«Para nós a questão coloca-se na passagem de ano, em que terá que haver abertura por parte do consumidor, por que vamos ter que impedir a entrada de quem não apresnete teste negativo. Em causa estão várias reservas para festas, que vamos ver se se mantêm ou se serão canceladas», afirmou

Para incentivar à testagem Tiago Carvalho pede ao  Município de Braga, um reforço do número de centros de testagem gratuitos e um alargamento do horário ao pós laboral, para facilitar a afluência dos trabalhadores. 

Entretanto o Município de Braga anunciou, durante a tarde de ontem, o reforço dos postos de testagem gratuitos que passam, assim, a ser cinco: o Centro de Testagem Largo do Pópulo; o Centro de Testagem Farmácia Martins; o Centro Testagem Rodovia (junto ao INL); o Centro de Testagem São João do Souto (junto às Frigideiras do Cantinho) e o Centro de Testagem Hospital de Braga (apenas para municipes que necessitem de acesso ao Hospital), além de 31 farmácias e laboratórios da cidade que aderiram ao protocolo.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up