Fotografia: Nuno Cerqueira

Braga: “Julgado de Paz” vai ser instalado na UM

Universidade do Minho.

Nuno Cerqueira
19 Dez 2021

O diretor geral da Política de Justiça, Jorge Costa, anunciou ontem a intenção de ser criada na Universidade do Minho (UMinho) a criação de um “Julgado de Paz”.

O anuncio foi feito no âmbito do aniversário da Escola de Direito da UMinho, 28 anos, durante o discurso do diretor geral, que defende mecanismos de resolução de conflitos «próximos, rápidos, baratos e amigáveis ao cidadão».

«E aqui já foi feito algum trabalho com a criação de 25 “Julgados de Paz”. E confirmo conversações exploratórias no sentido, de uma forma inédita, se criaado, lutaremos sempre por isso, um Julgado de Paz na UMinho. A lei original não previa, mas com alteração de 2013 passou a ser possível ver parcerias que não só Estado/Autarquia, mas com outras entidades como as Comunidades Intermunicipais. Em boa hora surgiu esta ideia no sentido um anteprojeto, pois tem que ser ajustado à realidade da universidade no sentido de ser criado o “Julgado de Paz”», frisou.

A presidente da Escola de Direito, Cristina Dias, explicou que a implementação do “Julgado de Paz” vai permitir, no futuro próximo, «aos estudantes assistir de perto a determinadas sessões».

«Também temos juristas e estudantes interessanres nestas matérias. Ganha a comunidade e sociedade em geral, assim como esta Escola de Direito», destacou. Já o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, estava satisfeito com o desempenho da Escola de Direito, destacando a recente avaliação do ranking de Xangai que a classifica como a melhor do país.

«Pelo segundo ano consecutivo consegue essa distinção. Isto é importante, porque traduz o reconhecimento sobre a qualidade do trabalho que aqui é feito. É estímulo para a própria Escola continuar o trabalho», destacou .

A Escola de Direito da UMinho tem mais de 1500 alunos inscritos em duas licenciaturas, dez mestrados e um doutoramento. Conta com 33 docentes de carreira e nove trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. Tem apostado na diversificação do ensino pós-graduado e internacionalização.





Notícias relacionadas


Scroll Up