Espaço do Diário do Minho

Amarras largadas

4 Nov 2021
António Costa

A cidade bimilenar de Braga tem agora também o seu clube mais representativo como bimilenar no número de jogos no principal escalão do futebol português. O jogo 2000 aconteceu frente ao Portimonense e fica registado com um resultado claro e ajustado.

O SC Braga realizou, frente aos algarvios, a melhor exibição da época e cedo viu as amarras largadas, de tal forma que a equipa pareceu mais leve mentalmente ao longo do encontro.

A vitória por 3-0, ante uma equipa que até aqui apenas tinha sofrido um golo fora de casa, proporcionou o jogo que os adeptos esperavam e representou, certamente, um alívio enorme para toda a Legião do Minho. Os comandados de Carlos Carvalhal souberam formar um coletivo forte e coeso ao longo do tempo, de onde sobressaíram os nomes de Galeno, como figura maior do encontro, e de Matheus, como menção honrosa de quem soube segurar a vantagem conseguida em diversos momentos, transmitindo ao grupo a segurança necessária. A segurança defensiva melhorou bastante nos últimos tempos e este é o quinto jogo consecutivo em que a equipa acaba com a folha limpa.

O triunfo obtido, num fim de semana em que todas as equipas de futebol sénior triunfaram, aumenta os índices de confiança, esperando eu, tal como todos os braguistas, que a equipa saiba agora dar continuidade a esse capital adquirido, que era tão procurado há muito, de modo a tornar mais consistente o percurso desportivo da presente temporada.

O calendário desportivo não dá tréguas e hoje é dia de um jogo muito importante para a Liga Europa, onde o apuramento pode ser garantido, assim como o foco do primeiro lugar pode ficar mais iluminado. Assim que os acontecimentos desportivos do dia no grupo sejam favoráveis. Desde logo, deve o SC Braga fazer o que lhe compete, lutando pelos três pontos, neste jogo que termina a jornada dupla que referi recentemente frente aos búlgaros do Ludogorets e que começou bem no reduto do adversário. O conjunto deve ter a consciência da importância de conseguir o apuramento para a fase a eliminar em primeiro lugar, pois assim chega de imediato aos oitavos de final e evita dois jogos desgastantes contra uma equipa proveniente da Liga dos Campeões, o que pode ser relevante na época.

Através deste espaço de opinião, peço a todos os que gostam do SC Braga, sócios ou apenas simpatizantes, para que façam o esforço de marcar presença neste jogo europeu e prestem o apoio que a equipa tanto necessita, algo que caracteriza os braguistas nos vários momentos, incluindo aqueles em que as dificuldades a superar são maiores.

Que role a bola em Braga e se confirme o estatuto internacional que está bem espelhado na posição que os Gverreiros do Minho ocupam no ranking da UEFA.

Uma nota final para a D. Amélia Morais, Melinha como é conhecida em toda a Legião, ela que é um símbolo vivo do clube e está hospitalizada. Depois das várias demonstrações de solidariedade demonstrada de várias formas e feitios, foi lindo ver os adeptos de lanterna ligada ao minuto 85, em homenagem à conhecida adepta braguista, num simbolismo direto com a bonita idade daquela Senhora, sempre bem-apresentada. As rápidas e efetivas melhoras, Melinha, são os meus votos e de toda a Legião do Minho.



Mais de António Costa

António Costa - 14 Jul 2022

A época desportiva está a dar os seus primeiros passos e eu vou fazer uma pausa na escrita. Se nada de invulgar acontecer, estarei de regresso em setembro, muitos dias depois deste artigo, que permitirão, por certo, muitos motivos de conversa ou mesmo decisões. Ainda na fase de gatinhar, no que ao início da nova […]

António Costa - 7 Jul 2022

O SC Braga regressou aos trabalhos recentemente e o suor integra o quotidiano dos jogadores, por estes dias. O sofrimento faz parte das rotinas nesta fase em que os bons níveis físicos custam a adquirir. Existe um novo timoneiro ao leme, Artur Jorge, que desta forma tem uma oportunidade de começar um trabalho de raiz […]

António Costa - 30 Jun 2022

Os trabalhos da nova época já começaram em Braga, com um plantel que sofreu, até ao momento, poucas alterações. Mas será este ainda um plantel indefinido? Só o tempo responderá, face a algumas investidas que o mercado apresenta, com a publicidade diária, em jeito de oferta involuntária, de alguma imprensa. Pode dizer-se que foi a […]


Scroll Up