Fotografia: Avelino Lima

CTB traz a Braga encontro de associação internacional de teatro

Impulso para a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Luísa Teresa Ribeiro
8 Out 2021

Braga vai receber, de 15 a 17 de outubro, a assembleia-geral da Eurásia, associação internacional de teatro que integra representantes de 20 países da Europa e Ásia, numa iniciativa organizada pela Companhia de Teatro de Braga (CTB). Este encontro é considerado «estratégico» para impulsionar a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027 e para a consolidação do trabalho internacional da companhia de teatro bracarense.

A iniciativa surge depois da eleição, em agosto, em Istambul, do diretor da CTB para o conselho executivo da ETA – Eurásia Theater Association.

Em conferência de imprensa, Rui Madeira explicou que assumiu a responsabilidade de trazer para Braga este encontro, que classificou de «importante no contexto estratégico da cidade», que está a preparar a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

O responsável manifestou a vontade que a CTB tem de estar associada a este projeto, designadamente através do desenvolvimento de ações nas ruínas do teatro romano. Por outro lado, destacou o percurso internacional da companhia, que através desta rede tem a possibilidade de levar o seu trabalho além-fronteiras e de apresentar trabalhos de outros grupos ao público de Braga.

«O projeto Eurásia é muito importante e de grande potencial dentro daquilo que tem sido, nos últimos anos, o trabalho da CTB no plano internacional, nas relações que vamos criando com vários países da Europa, da África e da América Latina», afirmou.

No âmbito do programa deste encontro, a CTB estreia, dia 15 de outubro, às 21h30, no Theatro Circo, a peça Hamlet, encenada por Alexej Schipenko. A peça também vai poder ser vista nos dias 16, 19, 20 e 21 de outubro.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up