Vídeo: Nuno Cerqueira

Operação Verão Seguro da GNR.

Nuno Cerqueira
12 Agosto 2021

Pedro Sancha vem de Bilbau e Daniel Silva de Barcelona. São dois militares da Guardia Civil que terminam no próximo sábado uma missão de cooperação entre a GNR e Guarda Civil de patrulhamento conjunto do território de Esposende.

Uma ação que levou estes dois militares da Guarda Civil compartilhar experiência no posto da GNR de Esposende, onde ficaram alojados, em missão.

«Uma experiência única. Foi a primeira vez que participei. Acabamos sempre por aprender com os nossos colegas portugueses, a forma de atual e de trabalhar. Nós também partilhamos os nossos métodos», destacou Daniel Silva, ao mesmo tempos que os militares portugueses entregavam um achado com documentos de um cidadão espanhol e que a Guarda Civil vai procurar chegar a contacto.

Também Pedro Sancha fez uma avaliação positiva da experiência, ao mesmo tempo que contou episódios como cidadãos espanhóis que viam a farda e perguntavam se estavam perdidos.

«A nossa presença aqui acaba por transmitir ainda mais uma sensação e conforto ao turista espanhol que está em Portugal. Nós estamos cá para ajudar e dar-lhes todo apoio», frisou.

Para além da missão de patrulhamento de proximidade nas zonas balneares, os militares, em conjunto com a GNR, andaram também pelos caminhos de Santiago que atravessam este concelho da foz do Cávado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

«Somos de Madrid e ficamos encantados com a presença destes militares espanhóis no nosso caminho. Foi uma surpresa agradável. Vieram ter connosco e perguntaram se estava a tudo a correr bem. Acho que são missões que devem continuar», apontou Juan Carlos, peregrino, que junto com a família, atravessou Esposende rumo a Santiago de Compostela.

Já o capitão André Coutada, do destacamento territorial da GNR de Barcelos, frisou que este tipo e cooperação não é novidade, mas que em Esposende foi a primeira vez que se realizou.

«Fazemos uma avaliação muito positiva. O objetivo é oferecer ao cidadão espanhol esclarecimentos e a terem mais proximidade com o território. A missão é no âmbito da Verão Seguro da GNR», destacou.


Outros Vídeos

Scroll Up