Fotografia: DR

Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia começa sábado no Jardim Público de Viana do Castelo

A Romaria d’Agonia acontece de 19 a 22 de agosto.

Redação/Lusa
5 Ago 2021

A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia volta ao Jardim Público de Viana do Castelo sábado, com 43 artesãos, os “típicos bordados e filigrana, gastronomia e peças artesanais feitas a partir de cabaças”, adiantou hoje a organização.

No mesmo dia, também no Jardim Público de Viana do Castelo, abre a exposição de rua, fotográfica e documental, “Memórias da Romaria d’Agonia”, que conta a história e evolução da Romaria d’Agonia, que acontece entre 19 a 22 de agosto, mostrando os “mais emblemáticos momentos” daquela peregrinação através de “uma viagem ao longo de várias décadas”.

Ainda no sábado, pelas 10:00, abre ao público o Posto de Informação dedicado à Romaria, instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, que terá durante o mês de agosto em exposição as 46 propostas, de 30 autores, de cartaz para a festa de 2021, incluindo o cartaz vencedor, desenhado pelo designer gráfico Ricardo Miguel Ferreira.

Em 2021, ainda limitado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o programa da Romaria d’Agonia inclui momentos apenas ‘online’ e alguns com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos de Canário e Amigos e do Sons do Minho, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde.

O programa ‘online’ inclui, tal como em 2020, o lançamento de conteúdos audiovisuais sobre o Desfile da Mordomia, as revistas de gigantones e cabeçudos, o Cortejo Histórico-Etnográfico, os tapetes de sal da Ribeira, a Procissão ao Mar ou Serenata de fogo de artifício, divulgados nas redes sociais no dia e hora habituais da festa.

Quanto à Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que remonta a 1917 e não se realizou em 2020 por causa da pandemia, tem abertura marcada para as 16:00, com entrada gratuita, mas condicionada ao número máximo de pessoas em permanência no recinto.

Os artesãos, exclusivamente do concelho de Viana do Castelo, têm um stand de nove metros quadrados e os artigos a expor apresentam pelo menos 50% de trabalho artesanal ou manual no seu produto final, além dos tradicionais expositores da gastronomia minhota.

Segundo a organização, será possível apreciar peças de artesanato em cabaças, totalmente feitas à mão e com motivos e inspiração nos trajes típicos de Viana do Castelo, trabalhos em corda, tecido endurecido com a técnica de filigrana de corda, cobertos com folha de ouro, prata e bronze ou ainda os tradicionais trajes e acessórios vianenses, bonecas de Viana, lenços, camisas e coletes bordados

A feira vai decorrer até 18 de agosto das 16:00 às 22:00, e de 19 a 22 de agosto das 10:00 às 24:00, funcionando em paralelo uma mostra digital de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência da feira devido à pandemia.

A mostra de artesanato integra a página oficial da Romaria e permite aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.





Notícias relacionadas


Scroll Up