Fotografia: Diário do Minho

Esposende: Diretora norte do INCF celebrou 16 anos do Parque Natural do Litoral Norte

Parque Natural do Litoral Norte em Esposende. Polícia Marítima levou convidados aos “Cavalos de Fão”.

Redação
25 Jul 2021

Parque Natural do Litoral Norte celebrou 16 anos com a presença da diretora regional do ICNF, Sandra Sarmento, que foi brindada com um passeio turístico, a bordo de uma embarcação da Polícia Marítima da capitania de Viana do Castelo, acompanhada de demais convidados e com auxílio do bote do INS de Esposende, ao “míticos” Cavalos de Fão , na costa atlântica da zona de Ofir, Vila de Fão.

Durante a tarde aquela responsável regional de conservação da natureza e florestas do norte lembrou «a preservação faz-se de uma estruturação da estratégia de valorização do território que acolha o compromisso de todos os intervenientes», referindo-se ao modelo que, desde 3 de setembro de 2020, gere este parque natural.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

Já Benjamim Pereira, edil de Esposende, que marcou presença de tarde na sessão “Dia Aberto” no Centro Ambiental das Marinhas destacou a responsabilidade que assiste ao município ao assumir esta estratégia de gestão deste espaço.

«Ao olhar para este território, reconhecemos a responsabilidade que sobre nós recai na preservação e valorização de um território, terrestre e marinho, que possui valores inigualáveis e que é já um autêntico laboratório vivo, alvo de inúmeros estudos académicos», sublinhou o autarca.

Para Benjamim Pereira, o desenvolvimento do concelho assenta numa visão em que a valorização ambiental e a promoção da sustentabilidade.

Com um total de 8.761,81 hectares (1.316,47 ha de área terrestre e 7.445,34 ha de área marinha e/ou estuarina), o Parque Natural do Litoral Norte tem acolhido os mais inovadores projetos, desde aqueles que visam um maior conhecimento dos valores naturais em presença e a definição de estratégias de gestão, como é exemplo o OMARE – Observatório Marinho de Esposende, projetos de promoção do turismo e da pesca sustentável, até outros que envolvem a requalificação e valorização de infraestruturas visando proporcionar uma mais adequado ordenamento e melhores experiências na visitação.

Recorde-se que a criação da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, em 1987, teve como objetivo proteger e conservar o litoral do município de Esposende e os elementos naturais físicos, estéticos e paisagísticos, bem como suster e corrigir os processos conducentes à destruição do património natural e dos recursos naturais, promovendo o uso ordenado do território e a sua utilização para fins recreativos.





Notícias relacionadas


Scroll Up