Fotografia: DR

Santuário de Lemenhe melhora condições de acolhimento

Festa em honra da Senhora do Carmo vai realizar-se com o adro renovado.

Jorge Oliveira
12 Jul 2021

As obras de renovação do adro do santuário de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe foram inauguradas ontem depois de uma intervenção levada a cabo pela Confraria com o apoio do Município de Famalicão.

Para o pároco de Lemenhe, este foi um «dia grandioso» para a comunidade de Lemenhe e para o Santuário de Nossa Senhora do Carmo que ficou com um recinto mais digno e com melhores condições de acolhimento dos peregrinos e visitantes.

O padre Vítor Sá expressou uma palavra de gratidão à Confraria de Nossa Senhora do Carmo, autoridades civis e comunidade «por tão bem saberem cultivar o zelo pela Casa da Mãe, presente no arciprestado de Famalicão».

Na inauguração esteve também o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, o vereador das freguesias, Mário Passos, e os membros da Confraria.

Paulo Cunha destacou que este santuário, «a sede concelhia, do ponto de vista mariano», está agora «mais qualificado e serve melhor a população», podendo ser desfrutado «por todo o país».

A intervenção neste que é o único santuário mariano existente no Arciprestado de Famalicão compreendeu a substituição do pavimento existente na zona envolvente à Igreja por pavimento em lajeado de granito e pavimento em cubo de granito, num investimento total de cerca de 30 mil euros, suportados pelo Município.

A inauguração das obras ocorreu numa altura em que a Paróquia de Lemenhe celebra as festividades em honra de Nossa Senhora do Carmo.

Pelo segundo ano consecutivo, as festas contam um programa essencialmente religioso, cujo ponto alto é a missa da peregrinação arciprestal, no próximo domingo, dia 18 de julho, às 10h30, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, no recinto do santuário.

O projeto de requalificação do Santuário, iniciado em 2016, resultou do esforço conjunto do Município, União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, Confraria de Nossa Senhora do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe.

[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up