Fotografia: DR

S. Bento da Porta Aberta realiza segunda romaria com toda a dignidade

Arcebispo Primaz de Braga preside à Eucaristia Pontifical, no próximo domingo, às 11h30.

Jorge Oliveira
8 Jul 2021

O Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, celebra no próximo domingo, dia 11 de julho, a Solenidade de S. Bento naquela que é a segunda grande romaria do ano em honra do Pai e Padroeiro da Europa.

Pelo segundo ano consecutivo o programa festivo é marcado pelas condicionantes impostas pelas autoridades para combate à pandemia de covi-19.

«A romaria será muito semelhante à do ano anterior. Teremos as celebrações litúrgicas normais, a única coisa que não se realiza é a habitual procissão exterior em honra de S. Bento. Como sempre daremos toda a dignidade e festividade à solenidade de S. Bento da Porta Aberta nesta coincidência feliz do dia ser ao domingo», disse ao Diário do Minho o presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, o cónego Roberto Mariz.

A Eucaristia pontifical em honra do fundador da Ordem Beneditina tem lugar na Cripta da Basílica de S. Bento às 11h30, sendo presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e concelebrada pelo reitor do Santuário, o padre António Loureiro Lopes, e pelo presidente da Irmandade, o cónego Rosmaninho Mariz.

No final da missa, que será solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta, o andor de São Bento será transportado, em carro aberto, da Cripta para a Basílica, onde ficará exposto nos dias seguintes para veneração.

No Santuário serão celebradas ainda neste dia festivo missas de ação de graças a S. Bento às 7h30, 9h30 e 16h00. Esta última é antecedida da recitação do Rosário em louvor do Sagrado Coração de Jesus, às 15h30.

Na Basílica, o trono da capela-mor está aberto aos romeiros 24 horas por dia para poderem expressar, cumprindo as regras de segurança em vigor, a sua devoção e agradecer as graças recebidas por intercessão de São Bento.

À semelhança das romarias anteriores, estará instalado junto à Basílica o Espaço de Atendimento com uma equipa para dar apoio aos peregrinos.

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta mantém também aberto o posto de socorro aos peregrinos com a colaboração da Cruz Vermelha de Rio Caldo, enfermeiras e médicos. Os peregrinos podem ainda utilizar os balneários do santuário e até ficar hospedados no Santuário.





Notícias relacionadas


Scroll Up