Fotografia: DM

Restauração de Ponte de Lima desafiada a descobrir gastronomia tradicional

Sessões vão dar a conhecer receitas dos pratos emblemáticos do concelho.

21 Jun 2021

“À descoberta da gastronomia tradicional limiana” é o mote para quatro sessões com o chefe Marco Gomes, em que a restauração de Ponte de Lima é desafiada a ficar a conhecer ou a relembrar o receituário genuíno do concelho. Promovida pela Câmara de Ponte de Lima e pela Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, a iniciativa arranca amanhã à tarde, no edifício Clara Penha.

Em cada um dos workshops, que decorrem em quatro terças-feiras consecutivas, entre as 16h00 e as 18h00, vai ser apresentada uma ementa com entradas, prato de peixe e de carne e sobremesa.

Amanhã, vão estar em destaque bolo de tacho, chouriço da língua, pataniscas, ensopado de chicharro, arroz de sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e leite-creme. Segue-se, a 29 de junho, caldo à lavrador, arroz de sardinha, feijoada de lebre e leite real. O menu de 6 de julho é composto por canja de galinha, arroz de bacalhau, cabidela de cabrito e pudim de maçãs. Para terminar, a 13 de junho, a ementa é caldo de farinha, bacalhau de nevados à Paços, batatas guisadas com pezinhos de porco e tarte de chila.

A presidente da Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes, explica que «estas ações pretendem contribuir para homenagear, registar e dinamizar o património gastronómico e a herança cultural de Ponte de Lima através de um contacto muito próximo estabelecido com a mestria de grandes cozinheiras que guardam autênticos tesouros, encantos e segredos de uma diversidade de iguarias e produtos gastronómicos que nos falam de ancestrais tradições que urge, sem dúvida, preservar a sua autenticidade e a sua singularidade».

A participação nestas sessões, dirigidas exclusivamente para a restauração de Ponte de Lima, é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita através do endereço eletrónico terra-formar@cm-pontedelima.pt. Mais informações podem ser obtidas através dos contactos arquivo@cm-pontedelima.pt e/ou 258 900 425.





Notícias relacionadas


Scroll Up