Fotografia: DR

I Congresso Sanjoanino exalta tradição de Braga e busca identidade comum com outras festas do país

No Altice Forum Braga foram divulgadas algumas das tradições dos festejos sanjoaninos no país

Carla Esteves
19 Jun 2021

O Altice Forum Braga foi, hoje, o palco escolhido para revelar algumas das diferentes realidades e festejos sanjoaninos que se multiplicam por vários pontos do país. Do São João de Sobrado (Valongo) ao São João D’Arga (Caminha), passando pelas Cavalhadas de São João (Viseu) e pelo São João do Porto, foram muitas as tradições reveladas neste I Congresso Sanjoanino, com inevitável destaque para o nosso São João de Braga.

Logo na abertura do evento, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salientou a expressão diversa destas tradições, sustentando, porém, que há uma identidade comum que as une.

«É na busca dessa identidade comum, daquilo que são os traços partilhados por essas diferentes organizações, independentemente dos seus contextos territoriais, que iniciativas como este Congresso Sanjoanino são sempre benvindas», afirmou o edil.

O autarca bracarense salientou a componente festiva das celebrações, e o envolvimento voluntário da população não só na celebração, mas também na organização de cada uma das iniciativas do programa. Evidenciou também «a dimensão religiosa, que está inevitavelmente presente em cada uma dessas manifestações, a afirmação da dinâmica e da identidade cultural em cada um dos territórios, daquilo que são as suas marcas diferenciadoras».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up