Fotografia: Miguel Viegas

Evento digital convida a provar vinhos de Monção e Melgaço

Iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes decorre este fim de semana.

Luísa Teresa Ribeiro
3 Jun 2021

Provar vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço sem sair de casa é a proposta da segunda edição do evento “Web Experience”, que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes promove este fim de semana.

O presidente Comissão de Viticultura releva ao Diário do Minho as «grandes expetativas» para uma iniciativa que vai «reunir cerca de 500 pessoas online, a provar os vinhos de Monção e Melgaço», com provas orientadas por Luís Lopes e Fernando Melo.

Manuel Pinheiro refere que estão a ser enviados vinhos para todo o país, de forma a que, sábado e domingo, os apreciadores possam provar os vinhos desta sub-região sem sair de casa.

Pensado para assinalar o Dia da Sub-Região, que se comemora oficialmente a 7 de junho, o evento começa sábado, dia 5, às 12h00, com uma prova da Adega de Monção (Deu la Deu Histórico Alvarinho 2017) e Valados de Melgaço (Valados de Melgaço Reserva Alvarinho 2017).

Segue-se, às 15h00, a prova da Quintas de Melgaço (QM Alvarinho 2020), Vale dos Ares (Vale dos Ares em borras finas Alvarinho 2018) e Quinta do Regueiro (Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2020).

Às 17h00 é a vez da PROVAM (Vinha Antiga Escolha Alvarinho 2018), Quinta de Santiago (Quinta de Santiago Alvarinho 2019) e Dona Paterna (Dona Paterna Alvarinho 2020).

Para terminar o dia, às 19h00, estão em prova os vinhos Anselmo Mendes (Anselmo Mendes Contacto Alvarinho 2020) e Encosta da Capela (Encosta da Capela Alvarinho 2020).

O programa de domingo tem início às 12h00, com a Quinta de Santiago (Quinta de Santiago Alvarinho 2019) e Vale dos Ares (Vale dos Ares Limited Edition Alvarinho 2018).

Segue-se, às 15h00, Anselmo Mendes (Anselmo Mendes Muros Antigos Alvarinho 2020), Encosta da Capela (Encosta da Capela Alvarinho 2020) e Quintas de Melgaço (QM Alvarinho Vinhas Velhas 2020).

Para as 17h00 está marcada a prova da Adega de Monção (Deu la Deu Alvarinho 2020) e Dona Paterna (Dona Paterna Alvarinho 2020).

A iniciativa termina, às 19h00, com PROVAM (Portal do Fidalgo Alvarinho 2020), Quinta do Regueiro (Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2020) e Valados de Melgaço (Valados de Melgaço Reserva Alvarinho 2017).

A participação é feita mediante inscrição, que custa 14 ou 20 euros, valor que contempla o envio de duas ou três garrafas, consoante a prova.

A “Web Experience” realizou-se pela primeira vez em novembro do ano passado, sendo uma adaptação da iniciativa “Monção e Melgaço – The White Experience” aos tempos de pandemia. Este é um evento anual dedicado em exclusivo aos vinhos brancos, que sublinha a excelência da sub-região de Monção e Melgaço.

Recorde-se que o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço foi criado a 7 de Junho de 2017. Segundo a Comissão de Viticultura, «todos os vinhos que tenham Denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas em Monção e/ou Melgaço, com menção da sub-Região na rotulagem e engarrafados por agentes económicos da sub-Região, podem usar este selo que garante a autenticidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço».





Notícias relacionadas


Scroll Up