Fotografia: Arquivo DM

UMinho preocupada com falta de alojamento para estudantes

Programa lançado pelo Governo considerado um «fracasso»

Joaquim Martins Fernandes
30 Mai 2021

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, manifestou preocupação com a carência de habitação para os estudantes deslocados da instituição.

«No momento, esta não é, de todo, uma situação animadora e/ou confortável», disse Rui Vieira, citado num documento emitido hoje pela concelhia de Braga do CDS.
O reitor da UMinho, que reuniu com Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga e líder do CDS/Braga, deu conta que a universidade tem 20 mil estudantes, 12 mil dos quais estão na fase licenciatura.

«Destes doze mil, cerca de seis mil são bolseiros. Este apresenta-se como um aspeto de debilidade socioeconómica e sociocultural», vincou Vieira de Castro, deixando claro que o fator «custos da habitação/quarto tem um enorme peso, contribuindo, assim, para o abandono do ensino superior».

Na nota de imprensa, o CDS sublinha o «fracasso» do programa lançado pelo Governo para dinamizar o mercado da habitação entre os estudantes do ensino superior.

«O programa nacional que o Governo lavrou para a vertente alojamento foi um fracasso. Não aconteceu nada. A única coisa que passou ao efetivo foi a identificação de edifícios com potencialidade para o efeito», vincou o reitor, citado pelo CDS/Braga.

A concelhia liderada por Altino Bessa dá nota que o encontro de trabalho com Rui Vieira de Castro permitiu saber que a Universidade do Minho dispõe de mil e duzentas camas e precisa de mais seiscentas «para oferecer uma resposta adequada aos estudantes».

« A capacidade de resposta para alunos ERASMUS, por exemplo, é diminuta», continua o comunicado do CDS, dando conta que, no entender que Rui Vieira de Castro, «se não existir oferta de alojamento adequada os alunos não se irão instalar na universidade».

Ainda segundo o reitor, «a problemática do alojamento é um desafio nacional para as instituições universitárias».





Notícias relacionadas


Scroll Up