Fotografia: DM

Novo bispo de Viana chegará antes de maio de 2022

Administrador Diocesano falou recentemente com o representante do Papa em Portugal.

Jorge Oliveira
30 Mai 2021

O Administrador Diocesano de Viana do Castelo mostrou-se hoje convicto de que o novo bispo de Viana será anunciado antes do próximo Encontro Diocesano das Famílias, em maio de 2022.

O monsenhor Sebastião Ferreira falou esta semana com o Núncio Apostólico em Portugal, mas não recebeu uma data concreta.

«Apontou-me metas, mas todas elas, digamos, para além das férias [de verão]», disse aos jornalistas, referindo que o representante do Papa «está muito atento» à Diocese de Viana e isso dá uma «certa tranquilidade».

Desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, em 18 de setembro em 2020, a Diocese de Viana está em Sede vacante, ou seja, falta-lhe o bispo. Está a ser servida por um Administrador Diocesano.

Falando à margem do 3.º Viana em Família – Encontro Diocesano das Famílias, monsenhor Sebastião Ferreira referiu que não é só administrador do património físico da Diocese, mas também administrador do património espiritual.

«Numa continuidade daquilo que fazia o senhor D. Anacleto vou fazendo também. A tudo aquilo a que ele dava alma eu procuro, à minha maneira, mais pobre, dar também essa alma e, sobretudo, colocar a Diocese viva, a mexer», acrescentou.

[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up